17/12/2020 às 15:10

Propostas de bicicletas e patinetes compartilhados até 5 de janeiro

As empresas selecionadas deverão iniciar a operação com o mínimo de 60% da quantidade de veículos

Por Agência Brasília * I Ediçao: Carolina Jardon

Termina no dia 5 de janeiro de 2021 o prazo para as empresas apresentarem propostas para implantação, operação e manutenção do Sistema de Bicicletas e Patinetes Públicos Compartilhados do Distrito Federal. O limite, que antes era até 18 de dezembro, foi adiado por meio de aviso publicado no Diário Oficial do DF.  O edital e as especificações técnicas podem ser acessados na página da Secretaria de Transporte e Mobilidade.

O novo sistema vai oferecer pelo menos 1.200 bicicletas e patinetes, que deverão estar disponíveis nos locais com maior demanda, de forma a integrar os deslocamentos dos pedestres com o transporte coletivo. As bikes e patinetes vão estar disponíveis em estações com cerca de 2.040 vagas. O serviço poderá ser ampliado em caso de necessidade ao longo da execução do contrato.

As empresas selecionadas deverão iniciar a operação com o mínimo de 60% da quantidade de bicicletas e patinetes definidos na proposta. O restante das bicicletas e patinetes deverá ser disponibilizado aos usuários em até 75 dias após a assinatura do contrato. As áreas a serem atendidas foram divididas em 7 lotes.

Os locais definidos pela Semob são:

Central: Plano Piloto, Lago Sul, Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Cruzeiro e Noroeste.

Oeste: Taguatinga, Ceilândia, Águas Claras e Vicente Pires;

Leste: Jardim Botânico, São Sebastião, Paranoá e Itapoã.

Área Central Epia: Guará I e II, SIA, SCIA, Candangolândia e Núcleo Bandeirante.

Sul: Santa Maria, Gama e Park Way.

Sudoeste: Recanto das Emas, Samambaia, Riacho Fundo I e II.

Norte: Planaltina e Sobradinho.

Funcionamento

A implantação, operação e manutenção do sistema de bicicletas e patinetes públicos não implicarão em custos ao GDF e os contratos terão vigência de 60 meses. As operadoras deverão oferecer planos diferenciados para usuários eventuais, habituais e de uso intenso.

O edital prevê, ainda, que o acesso e uso das bicicletas e patinetes sejam disponibilizados através de aplicativos de celular (smartphone), por estações fixas ou não, integrada aos outros modais. Será uma nova alternava de transporte e mobilidade à população.

O sistema deverá operar todos os dias da semana, em tempo integral (24 horas) para retirada ou devolução. Os patinetes e as bicicletas poderão ser motorizados e movidos a energia elétrica, com potência de até 35W e velocidade máxima de 20km/h.

Também deverão ter equipamentos de segurança obrigatórios, além de atender às normas e especificações técnicas para assegurar o bom uso e a segurança dos usuários.

* Com informações da Semob