18/12/2020 às 17:16, atualizado em 18/12/2020 às 17:39

Crianças e jovens de Brazlândia ganham almoço e dia de festa

Com cardápio da chef Di Oliveira e presença do vice-governador, garotada do Lar de Eurípedes, no Incra 6, também recebeu brinquedos e guloseimas

Por Lívio di Araújo, da Agência Brasília | Edição: Freddy Charlson

Foto: Vinícius Melo/Agência Brasília

O vice-governador Paco Britto, juntamente com a família, colocou avental e foi para a cozinha ajudar a finalizar os pratos | Foto: Vinícius de Melo/Agência Brasília

Música, brincadeiras, guloseimas e um almoço feito pela renomada chef Di Oliveira – do Brasis Ateliê Gastronômico. As 36 crianças e adolescentes da Casa do Caminho Lar de Eurípedes, no Incra 6, em Brazlândia, ganharam uma sexta-feira (18) bem animada. A ação faz parte da campanha Nosso Natal 2020, idealizada e coordenada pela primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha, e foi acompanhada pelo vice-governador Paco Britto; sua esposa, Ana Paula Hoff; e seus três filhos: Catharina, Cristiano e Flávio.

Logo cedo, a equipe da chef Di Oliveira já preparava tudo na cozinha para o cardápio especial pensado por ela: salada, chester, pernil, arroz colorido, farofa, tutu de feijão, mousse de manga e rabanada. Enquanto o cheiro tomava conta da Casa do Caminho, os moradores do Lar de Eurípedes apresentavam músicas que prepararam, especialmente, para receber a família do vice-governador. “Ficamos muito emocionados. Já conhecia o trabalho que é desenvolvido aqui e quero estar cada vez mais próxima, contribuindo e devolvendo todo esse carinho”, disse Ana Paula Hoff.

Bebês, crianças e adolescentes até 17 anos e 11 meses, com problemas familiares que vão desde maus tratos até casos mais sérios, como estupros, moram no Lar de Eurípedes, que tem Joaquim Levino como coordenador-geral. “Aqui, elas são acolhidas, estudam, se alimentam, dormem e moram, até que possam ser reintegradas às famílias”, explicou. Alguns, porém, acabam tendo autorização judicial para serem adotados.

[Olho texto=”Este projeto do GDF que tirou a gente dos restaurantes para vir pra cá, cozinhar para eles, é maravilhoso. Quem está ganhando o presente somos nós, que estamos tendo essa oportunidade” assinatura=”Di Oliveira, chef” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Com o trabalho das mães sociais, contudo, o lar de Eurípedes faz jus ao nome e se tornou a residência quase oficial dessas crianças e adolescentes. De acordo com a coordenadora de projetos do local, Luciana Freitas, o convívio entre todos faz com que os vínculos afetivos sejam cada vez mais fortes. “Desenvolvemos diversas atividades, temos pedagogas trabalhando com eles para reforçar os estudos que, devido à pandemia, tiveram que ser feitos em casa. Enfim, é um dia a dia de uma casa normal”, explicou.

Entre balões, algodão doce e muitos brinquedos – que foram doados e se transformaram em presentes –, a garotada se divertiu e, claro, se deliciou com o almoço especial do dia de festa. “Este projeto do GDF que tirou a gente dos restaurantes para vir pra cá, cozinhar para eles, é maravilhoso. Quem está ganhando o presente somos nós, que estamos tendo essa oportunidade”, disse a chef Di Oliveira.

Protocolo de segurança

“Agradeço a Deus por estar aqui e parabenizo a todos que cuidam tão bem dessas crianças como dos filhos de vocês. Emocionado por ver uma instituição tão bonita”, afirmou o vice-governador Paco Britto, que juntamente com a família, colocou avental e foi para a cozinha ajudar a finalizar os pratos.

No final, as crianças receberam, ainda, kits com máscaras, álcool gel, sabonete e creme dental. Durante todo o evento, o uso de máscaras foi respeitado e, também, seguido todo o protocolo de segurança. O distanciamento social foi mantido e, em nenhum momento, houve aproximação com menos de dois metros entre as equipes e os moradores do Lar de Eurípedes.