19/12/2020 às 20:03, atualizado em 19/12/2020 às 20:05

Construtora brasiliense adota espaço público no Gama

Obra vai gerar cerca de 200 oportunidades de emprego. Desde que foi instituído, em fevereiro de 2019, já foram investidos 15 milhões no programa

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília | Edição: Fábio Góis

Nesta semana, os empresários da parceria foram recebidos pelo governador Ibaneis para assinatura de prorrogação das obras | Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Mais um espaço público foi adotado para ser completamente reformado. O local tem 13.660 metros quadrados e fica na área central do Gama, nas quadras 1, 2 e 3. A parceria é com a construtora brasiliense Conbral, que vai urbanizar o lugar e construir prédios em frente ao espaço. Entre as ações estão a construção de parquinho de areia e jardins.

[Olho texto=”“O projeto faz uma integração entre o governo local e a população, para resgatar a responsabilidade social por meio da ética, proteção do meio ambiente e qualidade de vida das pessoas”” assinatura=”Roberto de Andrade, secretário de Projetos Especiais” esquerda_direita_centro=”centro”]

O investimento será de aproximadamente R$ 500 mil e vai gerar cerca de 200 empregos. A previsão é de que o complexo habitacional e o espaço público fiquem prontos até 2022. O Termo de Cooperação foi assinado em maio. Nesta semana, os empresários foram recebidos pelo governador Ibaneis Rocha para assinatura de prorrogação das obras.

O secretário de Projetos Especiais, Roberto de Andrade, ressalta que o programa Adote uma Praça é um resgate da consciência cidadã, com empresários e a comunidade. “O projeto faz uma integração entre o governo local e a população, para resgatar a responsabilidade social por meio da ética, proteção do meio ambiente e qualidade de vida das pessoas”, destaca o titular da pasta.

Diretor da construtora, Paulo Muniz lembra que o projeto foi desenvolvido junto com as secretarias de Projetos Especiais (Sepe) e Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e a Administração Regional do Gama. “Além da urbanização, será feito todo o paisagismo com direito a quadra poliesportiva e Ponto de Encontro Comunitário [PEC]. Essa reforma levará uma melhora muito grande para o centro da cidade com equipamentos diferenciados”, explica.

Administradora da cidade, Joseane Feitosa adianta que outro espaço público no Setor Sul da região está sendo finalizado – com previsão de entrega em janeiro –, além de mais 12 praças cujas obras estão em andamento. “A população está reconhecendo o quanto o governo local está investindo na cidade. Essas ações também geram oportunidade de emprego para as pessoas”, reforça.

Programa

Coordenado pela Secretaria de Projetos Especiais, o Adote uma Praça tem como objetivo incentivar parcerias com empresários e moradores da capital com o GDF. A ideia não é gerar lucro para os interessados, mas melhorar a cidade, para resgatar sua função social. O momento é de contenção de recursos em todo o país.

O programa ajuda a dividir essa responsabilidade com quem quer e pode ajudar. Os alvos do projeto são praças, estacionamentos, parques infantis, balões rodoviários, canteiros/jardins e até monumentos, entre outros.

Desde que foi instituído, em fevereiro de 2019, já foram investidos 15 milhões. O Adote já recebeu 77 pedidos de adoção de moradores de 19 regiões do Distrito Federal, em que 43 são parcerias vigentes e 34 propostas ainda estão em análise. O primeiro termo assinado foi o do estacionamento do Hospital Brasília.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]