21/12/2020 às 15:28, atualizado em 21/12/2020 às 15:34

Avenida principal do Varjão ganha coleta diária

Também serão instaladas 20 novas lixeiras na região; SLU atende solicitação feita pela comunidade junto à Administração Regional

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Foto: Paulo H. de Carvalho/Agência Brasília

Cada nova lixeira instalada no Varjão possui 74,5 cm de altura, 42,5 cm de largura e 32 cm de profundidade, com capacidade para 50 litros| Foto: Paulo H. de Carvalho/Agência Brasília

A coleta de resíduos convencionais passará a ser diária a partir desta segunda-feira (21), na área comercial do Varjão. O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) fez ajustes no cronograma a partir de uma solicitação dos próprios moradores, via Administração Regional.

“Foi uma demanda da comunidade. Fizemos uma reunião com a Administração Regional e a solução encontrada foi ampliar a coleta na avenida principal, que dá acesso à região. A coleta, a partir de agora, será diária, de segunda a sábado, no período diurno. Nas demais vias residenciais, a coleta convencional permanece às segundas, quartas e sextas-feiras, também no período diurno”, explicou o gerente de limpeza do SLU responsável pela Região Norte, José Lúcio Lopes.

Além da mudança no cronograma de coleta, o SLU também instala, nesta segunda-feira, 20 novas lixeiras na região. Cada lixeira possui 74,5 cm de altura, 42,5 cm de largura e 32 cm de profundidade, com uma abertura de 31 cm x 9,5 cm para o descarte de objetos de pequeno porte, apresentando uma capacidade volumétrica de cerca de 50 litros.

Iniciativa

O administrador regional do Varjão, Lúcio Rogério Gomes, elogiou a iniciativa. “Nós buscamos o SLU para construir esse acordo, pois a cidade tem gerado uma demanda de resíduos grande e acumulava muito lixo na área central, tanto de moradores, como do próprio comércio e usuários. O SLU nos recebeu muito bem e organizou essas duas propostas, de ampliar a coleta na área central e instalar novas lixeiras. Estamos otimistas que a medida vai reduzir visivelmente o problema do acúmulo de lixo”, declarou.

Outro encaminhamento feito com a comunidade foi a retomada dos diálogos para a criação do Fórum da Coleta Seletiva e elaboração de estratégias de mobilização da população. O fórum é um espaço de diálogo que busca multiplicar conhecimentos sobre a separação correta dos resíduos e mobilizar a comunidade para a prática.

*Com informações do SLU