24/12/2020 às 11:31

GDF Presente recupera trecho da DF-330

Com apoio da Administração Regional do Itapoã, equipes usam 100 toneladas de brita reciclada e fresada para tapar buracos em pontos mais críticos

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

No Itapoã, cerca de um quilômetro e meio da via foi recuperado dentro da área do Núcleo Rural Fazenda Velha | Divulgação/GDF Presente

As fortes chuvas que atingiram o Itapoã causaram muitos estragos na DF-330, uma das vias mais importantes que cruzam a região. Com isso, o GDF Presente se uniu à ádministração regional em uma força-tarefa para auxiliar na recuperação de trechos da estrada que foram mais impactados e impediam a circulação de carros e caminhões.

Cerca de um quilômetro e meio da via foi recuperado dentro da área do Núcleo Rural Fazenda Velha. Ao todo, 100 toneladas de materiais foram utilizadas nos serviços, sendo 60 toneladas de material mais grosso, que foram utilizadas para cobrir as erosões, e outras 40 toneladas de material fresado para fortalecer os complementos.

Participaram da recuperação da estrada duas máquinas motoniveladoras, uma pá carregadeira, um caminhão pipa e seis caminhões para transporte e despejo do material utilizado. As equipes do Polo Leste e da Diretoria de Obras da Administração Regional do Itapoã também contaram com o apoio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF).

O trabalho na via foi executado em caráter emergencial, mas o GDF já planeja voltar a atuar na área de maneira definitiva, como explica o administrador regional do Itapoã, Marcus Cotrim: “Temos a expectativa de pavimentar esse trecho da via que foi consertado, o processo está em andamento no DER/DF. A DF-330 é importantíssima, liga o Itapoã a Planaltina e Sobradinho, o fluxo de caminhões nela é intenso”.

Além da pavimentação, as melhorias na via também incluirão uma rede pluvial, que vai auxiliar no escoamento das águas da chuva, preservando a via e garantindo mais qualidade nos deslocamentos de carro ou de caminhão.

O programa já retirou 180 toneladas de entulhos e inservíveis de vários pontos da região, como os bairros Del Lago e Itapoã I| Divulgação/GDF Presente

180 toneladas de entulho

Assim como os demais polos do GDF Presente fazem em outras regiões administrativas, um dos focos do Polo Leste no Itapoã foi o recolhimento de lixo em áreas de transbordo irregulares. Ao longo dos últimos dias, o programa já retirou 180 toneladas de entulhos e inservíveis de vários pontos da região, como os bairros Del Lago e Itapoã I.

Junto com o trabalho de limpeza, o GDF Presente também atua na conscientização da população para que esse tipo de situação volte a acontecer. “Geralmente, quando recolhemos os materiais colocamos placas sinalizando que é proibido descartar entulho. O pessoal da administração também ajuda, falando principalmente com os carroceiros”, relata o coordenador substituto do Polo Leste, Leandro Cardoso de Souza.