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25/12/2020 às 16:00, atualizado em 25/12/2020 às 17:27
Conversas on-line ajudam aqueles que se dedicam a cuidar da terceira idade
Francisca Eronildes Oliveira, 43 anos, se divide entre a função de autônoma e dona de casa com a de cuidadora voluntária de Rosalina Batista, 91 anos. Ela é vizinha da idosa, que perdeu o marido há dois meses e não tem parentes para dar assistência. A função de Francisca – fundamental para garantir a qualidade de vida de Rosalina – exige responsabilidade, mas ela não está sozinha.
O Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) de Ceilândia oferece, desde setembro deste ano, atendimento on-line a famílias e à rede de apoio a idosos. Os encontros de 1h30 ocorrem uma vez por mês, à noite. O objetivo é dar apoio àqueles que dedicam seu tempo as pessoas da terceira idade, como é o caso de Francisca e mais 21 pessoas.
“Eu aprendo muita coisa. A gente acha que nossa vida é difícil, mas tem muita gente que enfrenta situações mais difíceis”, comenta Francisca. “Além da dona Rosalina, também cuido da minha sogra, que é idosa. As conversas me ajudam muito a lidar com elas no dia a dia”, garante a moradora de Ceilândia.
[Olho texto=”Eu aprendo muita coisa. A gente acha que nossa vida é difícil, mas tem muito gente que enfrenta situações mais difíceis. Além da dona Rosalina, também cuido da minha sogra, que é idosa. As conversas me ajudam muito a lidar com elas no dia a dia” assinatura=”Francisca Eronildes de Oliveira, cuidadora de idosos” esquerda_direita_centro=”direita”]
Responsável pelos encontros virtuais, Amanda Campina lembra que antes da pandemia do novo coronavírus, os atendimentos aconteciam de forma presencial. “Percebemos que havia uma fragilidade envolvendo o cuidador. Eles lidam com os desafio e emoções que é dar essa assistência aos idosos”, explica a psicóloga.
“A conversa on-line é uma continuação do trabalho social que já é desenvolvido na unidade. É um espaço para acolhimento, reflexão, compartilhamento de experiências e conhecimentos que tragam qualidade de vida para o cuidador. Também é uma estratégia de enfrentamento à falta de preparo e suporte nos cuidados do ambiente familiar”, acrescenta Amanda Campina.
A secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, ressalta que a equipe do órgão teve o cuidado de adaptar os serviços socioassistenciais neste período de pandemia. “É fato que a assistência social é imprescindível neste momento que enfrentamos a Covid-19. As pessoas que procuram as nossas unidades, geralmente, estão em situação de vulnerabilidade, ou seja, são as que mais precisam dos serviços”, reforça a titular da pasta.
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O Creas é uma unidade pública de assistência social que atende as pessoas e famílias (crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, mulheres) que estão vivendo situações de violência ou violação de direitos. As unidades recepcionam, acolhem as pessoas, fortalecem vínculos familiares e comunitários, disponibilizam informações sobre direitos e viabilizam acesso a outros serviços, benefícios e programas. O objetivo é auxiliar as pessoas a superar as violências sofridas ou a diminuir os danos causados por elas.
Os serviços ofertados nos Creas são desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, dos órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas. O atendimento pode se dar por meio de encaminhamento da rede socioassistencial e de outras políticas públicas, dos órgãos de defesa de direitos, bem como, a população pode procurar o serviço diretamente nas unidades.
Para saber mais informações sobre o atendimento das unidades, basta clicar aqui.