28/12/2020 às 12:48, atualizado em 28/12/2020 às 15:03

GDF Presente intensifica trabalho

Ações deixam tudo pronto para celebrar o fim deste ano e receber 2021. Vicente Pires já recebeu 60 toneladas de massa asfáltica

Por  Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Além das obras de asfaltamento, Vicente Pires também recebeu roçagem | Fotos: Divulgação/GDF Presente

Várias regiões administrativas (RAs) do DF vão entrar de cara nova em 2021. Tudo graças às ações polivalentes do GDF Presente, uma das iniciativas do governo de grande abrangência. Sob a coordenação do Polo Adjacente II do programa, as máquinas e homens não pararam de trabalhar em Vicente Pires, a menina dos olhos da gestão Ibaneis Rocha. Só de massa asfáltica, durante este fim de ano, foram utilizadas 60 toneladas.

O comum, explica o administrador de Vicente Pires, Daniel de Castro, são seis toneladas por dia numa operação parecida.  “É uma coisa extraordinária, deve ter sido a administração que mais recebeu massa asfáltica da Novacap”, festeja o gestor, sempre visto de colete azul do GDF Presente entre as obras, literalmente com a mão na massa. “Foi uma semana de limpeza total da cidade”.

A massa asfáltica fornecida pela Novacap foi usada para tapar buracos e na construção de 15 lombadas. Só na Rua 3 foram nove quebra-molas e outros seis na Rua 8, todos devidamente pintados pelo Detran. Além dessas intervenções urbanas visíveis aos olhos dos moradores e visitantes, o trabalho na região foi volumoso, com recolhimento de entulho, roçagem e limpeza de bueiros, bem como pintura dos meios-fios das ruas 4, 4A, 4B, 4C, 5, 7, 8 e 10 e da marginal do Taguaparque.

Consertos nos bueiros também foram feitos em toda a cidade

Com a ajuda de seis reeducandos do Sistema Socioeducativo – ligado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) –, uma pá carregadeira e três caminhões, o administrador acompanhou a retirada de todo tipo de sujeira das ruas 8 e 3. De pedras a meio-fio quebrado, tudo foi para o lixo. Um trabalho, segundo ele, de prevenção. “Isso é importante porque, com a chegada da chuva, se as ruas não estiverem limpas, entopem as bocas de lobo, causando alagamento”, explica o administrador.

Vila Telebrasília

“Essa é uma parceria importante, sempre do nosso lado, nos ajudando nessa luta para deixar a cidade cada dia melhor, mais limpa e bonita”, destaca o presidente da Associação de Moradores da Vila Telebrasília, Gilmar Batista Camilo. O ponto alto das atividades foi a remoção, na última quinta-feira (23), de uma grande antena de antigo posto policial desativado localizado na entrada da vila.

Antena de posto policial inativo foi removida na Vila Telebrasília

Também têm sido intensas as operações de limpeza e reparos urbanos no Lago Sul, Lago Norte, Varjão e Plano Piloto, informa o coordenador do Polo Adjacente 1 do GDF Presente, Lúcio dos Santos Barbosa. Os trabalhos envolveram máquinas, caminhões e 26 homens em serviços de tapa-buraco, recolhimento de entulho, limpeza de boca de lobo, retirada de inservíveis, além de podas de árvores.

Ainda no Plano Piloto, trabalhadores fizeram na manhã de quarta-feira (24) a limpeza de bocas de lobo no Noroeste. “Tudo isso foi para que os moradores do Plano Piloto pudessem passar um Natal e um ano-novo com uma cidade mais aconchegante e limpa”, resume o gestor.

Noroeste ganhou limpeza nas bocas de lobo