31/12/2020 às 13:12, atualizado em 05/01/2021 às 12:24

Fim dos alagamentos em casas à margem de rodovia da Fercal

Problema está sendo resolvido com a construção de uma rede pluvial e desobstrução de um canal sob a DF-205

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

A solução foi também rebaixar a via que estava em um nível superior ao das casas, acabando com o desnivelamento que impulsionava o fluxo das águas das chuvas para dentro dos imóveis | Fotos: Divulgação/GDF Presente

Já era um problema crônico na Fercal: bastava chover forte e dezenas de famílias às margens da DF-205 Oeste, na Fercal, sofriam com alagamentos e inundações dentro de casa. A enxurrada descia da comunidade rural Boa Vista, em um ponto mais elevado da região e não escoava ao chegar na rodovia.

Esta semana, equipes do GDF Presente, programa de zeladoria do Governo do Distrito Federal (GDF), escavaram e está sendo construído um canal de aproximadamente 150 metros que vai ligar o povoado à rede que atravessa sob a estrada – e que estava desobstruído, causando os alagamentos.

Um canal de aproximadamente 150 metros está sendo construído e vai ligar o povoado à rede que atravessa sob a estrada – e que estava obstruída, causando os alagamentos

A solução foi também rebaixar a via que estava em um nível superior ao das casas, acabando com o desnivelamento que impulsionava o fluxo das águas das chuvas para dentro dos imóveis.

“Fizemos um mapeamento dos pontos de alagamento da Fercal junto com o Corpo de Bombeiros. No início de 2019 eram dez. Agora são quatro, incluindo este da Boa Vista que já está sendo resolvido”, conta o administrador regional da Fercal, Fernando Gustavo Lima da Silva.

Um vídeo enviado por um morador da região mostrando todos os cômodos de uma casa completamente alagados durante um temporal foi parar na Administração Regional da Fercal.

De lá, saiu a demanda de acabar com um problema de mais de 4 anos. A ação mobilizou todo o Polo Norte, núcleo responsável por atender quatro regiões administrativas, entre elas a Fercal.

O aposentado Antônio Carlos Feijó, de 51 anos, já perdeu geladeira, aparelho de TV e teve outros móveis estragados em quatro inundações. “Isso põe, finalmente, fim a um pesadelo vivido por pelo menos 20 famílias em dias e noites de temporal”, afirma.

Ainda na Fercal, o GDF Presente fez o patrolamento de seis ruas da comunidade Boa Vista, um dos 14 núcleos urbanos espalhados pela região distantes da área central.

A ação faz parte de um processo de benfeitorias promovidas para melhorar o bem-estar das cerca de 3 mil famílias que moram por lá.