31/12/2020 às 10:51, atualizado em 31/12/2020 às 15:03

Luz de LED chega ao Riacho Fundo

O projeto prevê a substituição de 1.442 luminárias convencionais

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

A população do Distrito Federal está sentindo cada vez mais a diferença da iluminação pública de LED. Esse impacto positivo tem feito os moradores buscarem as administrações regionais e solicitarem essa demanda. Um exemplo é o Riacho Fundo, que recebeu a primeira luminária mais moderna na manhã desta quinta-feira, 31 de dezembro.

De acordo com a administradora da cidade, Ana Lúcia Melo, a população pediu pelas lâmpadas de LED. “A comunidade estava ansiosa para a chegada desse benefício aqui. Graças a nossa parceria com o deputado Delmasso e o presidente Edison, nós teremos até o final de 2021 uma cidade 100% iluminada e mais segura”, disse.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O projeto consiste na substituição de 1.442 luminárias convencionais por modelos de LED. Os recursos, cerca de R$ 1 milhão, são provenientes da emenda parlamentar do deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos).

Para o deputado Delmasso, a troca das lâmpadas atende a dois objetivos. “Com uma iluminação pública de qualidade, nós reduzimos o índice de violência e, também, possibilitamos que a população utilize os espaços públicos a noite, melhorando a sua qualidade de vida”, afirmou.

A moradora do Riacho Fundo, Ivete Oliveira, trabalha em uma loja de materiais elétricos perto da sua casa. Ela vai e volta a pé todos os dias e disse que tem trechos escuros no trajeto. “Tem uma parte que a iluminação não é muito boa e eu fico mais apreensiva. Com a nova iluminação eu vou ficar mais tranquila e também voltarei a fazer caminhada à noite”, disse.

Para o presidente da CEB, Edison Garcia, é perceptível que a qualidade da iluminação pública reflete na redução do índice de criminalidade. “Investir em LED é tornar o Distrito Federal uma região mais segura, com mais qualidade de vida e com uma população e comércio mais ativos no período noturno”, declarou.

A primeira etapa do projeto consiste na eficientização da QN 1. Após essa etapa, as QN’s 3, 5, 7 e QS’s 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14 e 16 serão as próximas a receber o modelo de LED.

* Com informações da CEB