06/01/2021 às 14:39, atualizado em 06/01/2021 às 17:49

Brasília Iluminada: luz e música celebram Dia de Reis

Projeto segue até o dia 17, com iluminação especial e apresentações culturais do DF

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

O Brasília Iluminada vai até o dia 17 de janeiro, com mais de 400 mil metros quadrados de área enfeitada | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

O projeto Brasília Iluminada tem uma programação especial para esta quarta-feira (6), Dia de Reis. Para celebrar a data, o Trenó Luz vai percorrer o Eixo Monumental desde a Praça do Cruzeiro até a Esplanada dos Ministérios, a partir das 17h30. No trajeto, os violeiros Volmi Batista, Vanderley Sabino e Dyego Rosa tocarão músicas típicas da Folia dos Reis.

A Folia de Reis é uma tradição conhecida em todo o Brasil. É no Dia de Reis, ou Reisado, a data em que se encerram as comemorações natalinas. De acordo com o calendário cristão, o dia celebra a visita dos três reis magos ao menino Jesus. Na Bíblia, o evangelho de Mateus relata a visita dos magos guiados do Oriente por uma estrela, quando eles levaram presentes ao recém-nascido.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

No Brasil, as comemorações envolvem apresentações de grupos musicais, com cantos religiosos e danças típicas regionais, como catira, moda de viola e cateretê.

O Brasília Iluminada é um projeto inédito lançado em 18 de dezembro. Com encerramento previsto para 17 de janeiro, a iniciativa do Governo do Distrito Federal tem com atividades coordenadas pelas secretarias de Economia, Turismo, Cultura e Desenvolvimento Social.

Ao todo, o projeto conta com mais de 400 mil metros quadrados de área enfeitada com árvores luminosas, espaço cultural e presépio virtual entre a Esplanada dos Ministérios, o Eixo Monumental e a Praça do Cruzeiro – cenário onde o Palco Céu de Brasília Cultural recebe várias apresentações artísticas locais.

Nesta quarta-feira (6), além do Trenó Luz com o Reisado, a programação contará com três apresentações especiais no palco Céu de Brasília.

Programação Dia de Reis:

17h30:  Trenó Luz percorrerá o Eixo Monumental, da Praça do Cruzeiro até a Esplanada dos Ministérios. No trajeto, os violeiros Volmi Batista, Vanderley Sabino e Dyego Rosa tocarão músicas típicas da Folia dos Reis.

Apresentações no palco Céu de Brasília:

17h30: Gemini Duo
18h30: Quarteto Transversal
19h30: Duo Descobertas

Confira a programação completa:

Brasília Iluminada

7/1
17h – Diana Trio
18h – Duo Tomé Cerqueira
19h – Regional Segura Elas

8/1
17h – Trio Jazz Bravíssimo
18h – Duo PianoCello
19h – Ballet Grupo de Bailarinos de Brasília

9/1
17h30 – Alysson Takaki
18h30 – Orquestra Gmund

10/1
17h – Barroco
18h – Mousiqué
19h – Ballet Grupo de Bailarinos de Brasília

15/1
17h – Nordeste – a poesia do Sertão, com Nilson Freire
18h – Beethoven 250 anos

16/1
18h – Quarteto Rose
19h – Ballet Grupo de Bailarinos de Brasília

17/1
17h – Coral de Cegos do Projeto Waldir Azevedo
18h – Orquestra Sopros da Orquestra Filarmônica de Brasília (OFB)
19h – Ballet Grupo de Bailarinos de Brasília

 

* Com informações da Secretaria de Economia