07/01/2021 às 15:06, atualizado em 08/01/2021 às 16:34

Brasília Iluminada gera mais de 6 mil empregos

Em exposição até o dia 17, o projeto conta com 415.770 m² de decoração especial entre a Esplanada dos Ministérios e a Catedral Rainha da Paz

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

Gratidão. Esta é a palavra que o eletricista Pedro Henrique Silva destacou entre os letreiros que fazem parte da decoração do Brasília Iluminada, projeto inédito que proporciona um espetáculo de luzes e cores nesta temporada de férias na capital federal. Sem emprego desde março, por conta da pandemia do novo coronavírus, ele encontrou na iniciativa uma oportunidade de trabalho: é um dos responsáveis por cuidar da iluminação que diariamente vem encantando brasilienses e turistas.

Desempregado desde março, o eletricista Pedro Henrique faz diariamente a manutenção das luzes e não disfarça a satisfação de estar trabalhando: “Uma oportunidade que vai me ajudar bastante nas compras, contas e manutenção da casa” | Foto: Divulgação/Setur

“[O ano de] 2020 foi muito difícil para todos nós do setor de eventos. Fiquei sem renda quase todo o tempo, mas agora consegui trabalhar novamente. Uma oportunidade que vai me ajudar bastante nas compras, contas e manutenção da casa”, disse Pedro, orgulhoso.

Ele faz parte dos mais de 6 mil cidadãos contemplados por empregos diretos e indiretos gerados pelo Brasília Iluminada, uma iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF), com atividades coordenadas pelas secretarias de Economia (Seec), Cultura e Economia Criativa (Secec), Desenvolvimento Social (Sedes) e Turismo (Setur).

Em exposição até o dia 17 deste mês, o projeto conta com 415.770 m² de decoração especial entre a Esplanada dos Ministérios e a Catedral Rainha da Paz, com mais de 200 mil metros de fios elétricos; 180 árvores cenográficas de LED, sendo uma com 32 metros de altura; sete velas gigantes, montadas em estrutura de alumínio, sendo a central com 18 metros de altura; cinco caixas de presentes, uma com 10 metros de altura,e um presépio com 14 personagens em escala real. Tudo segue as medidas de segurança impostas pela pandemia, como o distanciamento de pelo menos 2 metros entre as pessoas e uso obrigatório de máscara pelos visitantes e colaboradores.

Uma decoração especial marca o trecho entre a Esplanada dos Ministérios e a Catedral Rainha da Paz | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Um dos encarregados em manter diariamente o espetáculo de toda a infraestrutura funcionando, Roberto Campos Gadia também encontrou na iniciativa do GDF o emprego que buscava há meses.  “Vim com minha esposa para a capital federal em busca de trabalho há mais de seis meses, e ela também conseguiu uma vaga no projeto, ajudando nos bastidores das apresentações. Para nós, é uma grande chance de organizarmos nossas vidas. Moramos na casa de amigos e agora já podemos alugar um espaço para nós”, contou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Oportunidade também para os 450 artistas locais contratados mostrarem sua arte no palco Céu de Brasília, localizado na Praça do Cruzeiro, agora cenário de shows de música, dança e poesia. Tivemos um 2020 muito desafiador para a nossa classe artística, sem poder subir ao palco, nem mesmo ensaiar. Portanto, começar 2021 em um evento tão grandioso como o Brasília Iluminada, é muito gratificante e nos enche de esperança”, comemora a cantora e regente Priscila Martins.

O artesanato também faz parte do espetáculo. No Espaço Luz do Mundo, atrás da Catedral Rainha da Paz, onde também está o presépio virtual, seis contêineres foram montados e disponibilizados gratuitamente para 60 artesãos, que, por meio do projeto e em rodízio, ganharam um novo ponto de negócios e oportunidade para a divulgação de sua arte e cultura. 

“O evento está um sucesso. É um privilégio participar e posso garantir que nunca vendi tanto em um espaço”, disse a artesã Verônica Andréa | Foto: Divulgação/Setur

O evento está um sucesso. É um privilégio participar e posso garantir que nunca vendi tanto em um espaço. Seguindo todas as medidas de segurança impostas pela pandemia, esta é a primeira vez que tive a oportunidade de mostrar o meu trabalho para o público de forma presencial depois de tantos meses. E, quando você apresenta a sua arte e recebe um elogio, é muito importante. Não tem preço. Ficamos muito mais motivados a trabalhar”, destacou a artesã Verônica Andréa.

É um reforço positivo também para o setor hoteleiro. Recepcionista de um hotel na Asa Sul há quatro anos, Késsia Lino contou que é a primeira vez que vê um movimento turístico como esse nesta época do ano. “A ocupação do hotel está acima do esperado e já tivemos um aumento de 30%”, ressaltou.

A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, comemora os resultados do projeto e destaca os esforços e a conscientização do governo quanto a importância econômica e social do turismo para reforçar o setor e impulsionar a retomada do crescimento na capital. 

“Queremos mostrar essa potência de Brasília como uma cidade capaz de oferecer a sua população e visitantes uma experiência única de 30 dias de interação com as tradicionais luzes de ano novo e poder transformar todo esse encanto em oportunidades para milhares de trabalhadores tem um significado ainda mais forte. Deixo um agradecimento especial ao nosso governador Ibaneis Rocha, que, desde o início dessa gestão, vem transformando e dando um novo significado à nossa capital federal, inclusive com estratégias importantes como essa para fortalecer nossa cidade como destino turístico”, afirmou a secretária.

O secretário de Economia, André Clemente, reforça que o GDF se mobilizou para que o Brasília Iluminada fosse muito além da decoração que embelezou a cidade: “Desde o início, sob o comando do governador Ibaneis Rocha, tivemos a preocupação de valorizar a mão de obra, empreendedores e os empresários do Distrito Federal, em mais uma ação que busca ajudar setores que sofreram com a pandemia. Vale ressaltar ainda que investimos em uma ação que vai potencializar a vocação turística do nosso DF e impulsionar setores como o de hotelaria, transporte e comércio, neste e nos próximos anos”.

 

 

* Com informações da Setur