09/01/2021 às 18:44, atualizado em 09/01/2021 às 19:24

Campanha imuniza moradores e faz ação em São Sebastião

Equipes vacinaram 158 pessoas e checaram 1.250 cartões de vacinação. Trabalho segue até o próximo dia 15 no local

Por Agência Brasília * | Edição: Freddy Charlson

Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde

Os profissionais visitaram 592 residências que ficam próximas a uma área de mata onde um macaco morreu por febre amarela, em novembro | Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde

As equipes da Região de Saúde Leste finalizaram a primeira semana de ações contra a febre amarela em São Sebastião. Os profissionais visitaram 592 residências que ficam próximas a uma área de mata onde um macaco morreu por febre amarela, em novembro. Durante os atendimentos domiciliares, 1.250 cartões de vacina foram analisados e 158 pessoas vacinadas contra a doença. Outros 89 moradores estavam com alguma dose de outras vacinas pendentes e foram encaminhados para atualização em um dos pontos de apoio.

A ação começou na segunda-feira (4) e vai até o próximo dia 15. Os servidores encontraram 625 casas fechadas e retornarão nesses locais nos próximos dias. Foram listadas algumas dificuldades encontradas nas visitas domiciliares nesses primeiros cinco dias. Um deles foi a quantidade de residências fechadas, onde a pessoa estava trabalhando ou realizando outra atividade. Outro fator que dificultou o trabalho foi a demora das pessoas em encontrar o cartão de vacina. Muitos não sabiam onde estavam.

Mesmo diante dos empecilhos, a avaliação foi considerada extremamente positiva para a chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Imunização da Atenção Primária da Região de Saúde Leste, Danielle Gonçalves Figueiredo. Ela destaca a determinação da equipe.

“Tivemos uma população muito receptiva. Uma população que abriu a porta das suas casas, nos receberam com muita alegria, confiando no nosso trabalho, no trabalho da imunização. Tivemos pouquíssimas recusas. A maioria das pessoas acreditou no nosso trabalho”, aponta.

Vacinados

Após ter o cartão de vacina verificado em sua residência, Lucilene Katia da Silva, 53 anos, precisou ser imunizada contra a febre amarela. Ela aprovou a ação, ainda mais no momento de pandemia.

“Eu achei interessante porque muitas vezes a gente nem se atenta. Então, acaba que a gente fica com os cartões desatualizados justamente por isso, porque a gente se atenta só às campanhas. Eu achei bem legal porque aí a gente se atualiza e verifica se está precisando ou não. A campanha é bacana”, disse.

[Olho texto=”Essa ação em casa é importante para atualizar o cartão das pessoas. Os profissionais estão de parabéns” assinatura=”Ana Paula Barbosa de Miranda, 50 anos, moradora” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Na casa de Ana Paula Barbosa de Miranda, 50 anos, três pessoas tomaram a vacina de febre amarela. Os moradores também aproveitaram para atualizar o cartão de vacina. “É muito importante para a comunidade. Porque tem muita gente que não tem como se locomover até os postos de saúde. Essa ação em casa é importante para atualizar o cartão das pessoas. Os profissionais estão de parabéns”, agradeceu.

Atualização do cartão

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal solicita que os moradores dessa região que não conseguiram atualização do cartão vacinal se dirijam até a unidade básica de saúde mais próxima (sala de vacina), .

As equipes volantes estarão até o dia 15 de janeiro no Galpão da Feira do Morro da Cruz, das 8h30 às 16h30.

*Com informações da Secretaria de Saúde