09/01/2021 às 16:23, atualizado em 10/01/2021 às 10:13

Show de cultura, arte e história… e com segurança

Projeto promove evento em formato de Drive-in, valorizando o turismo da tradicional cidade

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Freddy Charlson

Foto: Marília Lima/Divulgação

A expectativa é que um público virtual de quase dez mil pessoas possa acompanhar as apresentações nas redes sociais, além de encher a área reservada próximo ao Obeslico | Foto: Marília Lima/Divulgação

Resgatar a história de uma das cidades mais antigas do Distrito Federal e, ao mesmo tempo, promover o trabalho de artistas que, nesses tempos de pandemia, tiveram dificuldades em se promover. Assim nasceu o projeto Planaltina de Mãos Dadas, que acontece desde sexta-feira (8) em formato Drive-in, sempre às 19h, na Pedra Fundamental, um dos monumentos símbolos do surgimento da capital no Planalto Central. Quem não quiser sair de casa e acompanhar tudo do conforto do lar, é só acessar o canal do evento do Youtube.

A ideia de realizar o evento nasceu de conversas entre amigos saudosistas do antigo Festival Pedra 90, então realizado no famoso obelisco, e da necessidade de relembrar às futuras gerações, da importância de revisitar tradições antigas, lugares icônicos e atrações culturais marcantes como a própria Pedra Fundamental, a secular Igreja de São Sebastião e seus 200 anos, o Vale do Amanhecer, a Festa do Divino e a Via Crucis da cidade, o maior teatro a céu aberto da América Latina. É o que conta Sergio Pepa, organizador do projeto e morador da histórica cidade há 47 anos.

“A cidade vive de turismo, é rica de artistas e, às vezes, é um pouco esquecida. Então, aproveitando esse momento de dificuldade dos músicos se apresentarem, aliamos a boa música aos pontos turísticos de Planaltina”, explica Pepa. “A escolha da ‘Pedra’ foi por acreditar que é um monumento muito simbólico na história da cidade e do Brasil. Nosso turismo religioso é muito grande”, explica o realizador.

Com apoio da Secretaria de Turismo do DF, a iniciativa é resultado de emenda parlamentar do deputado distrital Iolando, aprovada em dezembro, no valor de R$ 150 mil. A expectativa é que um público virtual de quase dez mil pessoas possa acompanhar as apresentações nas redes sociais, além de encher a área reservada próximo ao Obeslico.

[Olho texto=”Neste sábado (9), as atrações são o DJ Belo, a cantora Amanda Amaral e a dupla Willian e Deivid. Neste domingo (10), os sertanejos Robson Ferraz e Tiago Mura, além do DJ André Cavalher, são os responsáveis pelas apresentações” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”centro”]

Atrações

Neste sábado (9), as atrações são o DJ Belo, a cantora Amanda Amaral e a dupla Willian e Deivid. Neste domingo (10), os sertanejos Robson Ferraz e Tiago Mura, além do DJ André Cavalher, são os responsáveis pelas apresentações. Entre um intervalo e outro das performances, são exibidos vídeos de cinco minutos contando a história de cada um dos pontos turísticos e eventos culturais de Planaltina, que em 2020, fez 161 anos.

“A apresentação desta sexta-feira foi além do esperado, a reação do público, perfeita, quando você abre as redes sociais está todo mundo elogiando um trabalho que você lutou tanto para fazer, você se sente bem”, comemora Sergio Pepa. “Agradeço demais as pessoas que nos apoiaram desde o começo, sejam todos bem-vindo à Pedra Fundamental, um lugar que é um marco da nossa história”, convida o organizador.

Há 12 anos comandando festas, trabalhando em mix de hits sertanejos, Everson Silva, 32 anos, o DJ Belo, confessa que dá um certo frio na barriga ao se apresentar em casa. Mesmo num formato inusitado. “É minha casa, minha cidade, um lugar que amo de paixão. Fiquei muito feliz por ser convidado para participar desse projeto que tem muito a agregar, um pequeno passo para grandes eventos a serem realizados por aqui”, comenta o artista. “É uma apresentação diferente, não tem aquela proximidade do público junto ao palco para poder tirar uma foto com a galera, é todo mundo dentro do seu veículo, mantendo o distanciamento social, mas não podemos brincar”, alerta.

Confira as atrações:

Sábado (9):

19h abertura DJ Belo

20h Amanda Amaral

21h30 Willian e Deivid

23h encerramento

Domingo (10)

19h Robson Ferraz

20h30 Tiago Mura

22h DJ André Cavalher

23h encerramento