10/01/2021 às 13:40, atualizado em 10/01/2021 às 13:35

Turismo de Brasília ganha força na temporada de férias

Iluminação especial em pontos estratégicos e diversos atrativos culturais e de lazer tornam a capital federal um destino saboroso na alta estação

Por Agência Brasília * | Edição: Fábio Góis

Brasília Iluminada: Esplanada dos Ministérios tem enchido os olhos de turistas e moradores do DF | Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

Parque da Cidade, Torre de TV, Lago Paranoá e um museu a céu aberto, com traços de Oscar Niemeyer, em meio a um espetáculo de iluminação jamais visto. Aberta a temporada de férias, Brasília desponta como destino turístico e mostra que as atrações já mudaram a rotina da cidade, sempre com respeito a todas as medidas de segurança contra a Covid-19.

De acordo com cálculos da Inframerica em andamento, o Aeroporto Internacional de Brasília já pode ter atingido no mês de dezembro um movimento de 70% – percentual verificado com frequência nas temporadas antes da pandemia. A previsão da concessionária é de que o terminal aéreo tenha movimentado, apenas nos últimos 15 dias de 2020, cerca de 4.063 voos e 565 mil pessoas.

[Olho texto=”“O nosso governador, Ibaneis Rocha, valoriza e reconhece a importância da nossa capital como destino turístico e tem reconstruído nossa cidade em todos os setores. Uma gestão que valoriza as riquezas culturais e arquitetônicas”” assinatura=”Vanessa Mendonça, secretária de Turismo” esquerda_direita_centro=”centro”]

A expectativa de cálculo é de 34 mil usuários por dia apenas nos dias 22 e 23 de dezembro, às vésperas do Natal, e 29 e 30, que antecederam as comemorações de ano novo. Os dados finais serão apresentados na segunda quinzena de janeiro de 2021.

Em relação aos números coletados na Rodoviária Interestadual Brasília, cerca de 25 mil pessoas chegaram à cidade entre 21 e 28 de dezembro pelo terminal. Segundo a Socicam, que administrada o local, 513 ônibus extras foram colocados à disposição do público.

Hospedagem

As boas notícias também vêm do setor hoteleiro. Recepcionista de um hotel na Asa Sul há quatro anos, Késsia Lino diz jamais ter visto um movimento tão grande como o da atual temporada. “A ocupação do hotel está acima do esperado e já tivemos um aumento de 30%”, explica Késsia. Responsável pelo setor de vendas da Rede HPlus, Fernando Bellini também vê a movimentação positivamente atípica no atual período de férias.

Secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça comemora a retomada do setor. Ela reforça que o DF saiu na frente no combate à Covid-19, lembra que os protocolos de segurança já estão estabelecidos e explica que a atividade turística se fortaleceu devido ao trabalho de ressignificação que o governo vem realizando nos últimos dois anos.

[Olho texto=”“O Brasília Iluminada vai muito além da decoração. Investimos em uma ação que vai potencializar a vocação turística do nosso DF e impulsionar setores como hotelaria, transporte e comércio, neste e nos próximos anos”” assinatura=”André Clemente, secretário de Economia” esquerda_direita_centro=”centro”]

“O nosso governador, Ibaneis Rocha, valoriza e reconhece a importância da nossa capital como destino turístico e tem reconstruído nossa cidade em todos os setores. Uma gestão que valoriza as riquezas culturais e arquitetônicas, possibilitando ainda atrações inovadoras nunca vistas na história da cidade”, afirma a secretária.

Espetáculo de luzes

Entre as ações do governo para os moradores e turistas neste período de férias está o Brasília Iluminada, uma série de intervenções com luzes e cores que têm deslumbrado quem vai à área central da cidade. Trata-se de uma iniciativa especial do Governo do Distrito Federal, com atividades coordenadas pelas secretarias de Economia, Cultura, Desenvolvimento Social e Turismo.

Com um total de 415.770 metros quadrados de área implantada, o projeto vai até o dia 17 de janeiro e apresenta diversos eixos: a Árvore Sonho e Realidade, com 180 árvores cenográficas de LED; o Espaço Luz, com sete velas gigantes, em que uma delas se destaca com seus 18 metros de altura; e o Quadrante dos Presentes, com cinco caixas iluminadas, em que a central tem 10 metros de altura. Também compõem o cenário as bolas decorativas iluminadas; a Praça do Buriti (em frente à sede do GDF) também toda iluminada; o point cultural Céu de Brasília, com apresentações de mais de 450 artistas locais; e a exposição de artesanato com obras de 60 artesãos.

Luz que simboliza esperança: Esplanada dos Ministérios devidamente ornada para o período de festas | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

“O Brasília Iluminada vai muito além da decoração que embelezou a cidade. Desde o início, sob o comando do governador Ibaneis Rocha, tivemos a preocupação de valorizar a mão de obra, os empreendedores e os empresários do Distrito Federal, em mais uma ação que busca ajudar setores que sofreram com a pandemia. Vale ressaltar ainda que investimos em uma ação que vai potencializar a vocação turística do nosso DF e impulsionar setores como hotelaria, transporte e comércio, neste e nos próximos anos”, destaca o secretário de Economia, André Clemente.

Os atrativos encantam todas as idades. A enfermeira Keila Castro levou a filha Sarah, de 8 anos, e o sobrinho para assistir ao espetáculo do presépio virtual Luz do Mundo, com 14 personagens em tamanho real, instalação próxima à Catedral Rainha da Paz. “Ver luzes e coisas belas que alegram a alma e o coração. Um presente do nosso governo. Inclusive tirei foto com o símbolo do GDF e postei no meu celular”, relatou.

Ao lado do filho Davi, de 11 anos, a advogada Ana Lídia também se surpreendeu. “Não esperava essa surpresa. Está muito caprichado. Uma oportunidade de sair ao ar livre com a família, seguindo todos os cuidados recomendados”, declarou.

Decoração especial ilumina a região central de Brasília | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Moradora de Belém do Pará, Mariza Silva veio visitar a família e reservou um tempo para fazer a selfie no mais novo ponto turístico da cidade. “Adorei as letras, o presépio, a neve, as artes… Tudo muito criativo. Brasília é linda e ficou ainda melhor. Já coloquei no calendário para voltar no próximo ano”, disse, animada, ao lado da filha Kely, depois de terem escolhido o letreiro “Juntos pelo Turismo” para a foto.

Atrativo também para os moradores da cidade, como os 258 integrantes do grupo Zumba´s do Pedal, que escolheu o trajeto do Brasília Iluminada para celebrar a última pedalada coletiva do ano. “Nunca vi nossa capital tão linda como nesta temporada. Começar 2021 pedalando no meio de tantas luzes nos traz uma esperança muito forte para começarmos o novo ano ainda melhor”, aprovou Lídia de Melo, uma das coordenadoras do grupo.

Descobrindo a capital do Brasil

Assim como o Brasília Iluminada surpreende, os arredores do DF também encantam com suas belezas, histórias e cultura. Para ajudar moradores e visitantes a descobrir as riquezas do Planalto Central, a Secretaria de Turismo do DF (Setur-DF) elaborou uma coleção de rotas: a Rota Fora dos Eixos; a do Cerrado; a da Paz; a Cultural; e a Náutica, Cívica e Arquitetônica.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Entre os atrativos imperdíveis estão o Centro Histórico de Planaltina; a Casa do Cantador, em Ceilândia; a Cachoeira do Tororó, em Santa Maria, e o Santuário Arquidiocesano Menino Jesus, em Brazlândia.

No centro de Brasília estão na rota a Catedral Metropolitana, um audacioso projeto de Oscar Niemeyer e um dos principais cartões-postais da cidade; o Panteão da Liberdade; o Parque da Cidade Sarah Kubitschek, um dos maiores parques urbanos do mundo e o maior da América Latina, com atrativos para crianças como o parque de diversões Nicolândia e o parque Ana Lídia, por exemplo; a Praça dos Três Poderes e a Casa de Chá, local que foi ressignificado na atual gestão do GDF e, agora, oferece ao público um espaço para exposições, artesanato e apresentações de dança, além de ser uma das unidades do Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

A Coleção Rotas Brasília pode ser acessada no site da Setur-DF pelo link http://www.turismo.df.gov.br/colecao-rotas-brasilia/.

* Com informações da Secretaria de Turismo