15/01/2021 às 21:01, atualizado em 16/01/2021 às 14:33

Parquinhos de Águas Claras ganham reforma geral

GDF Presente recupera mais cinco áreas de lazer de crianças na cidade

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Freddy Charlson

Foto: Divulgação/GDF Presente

Os parquinhos passaram por troca de areia, limpeza e capina do mato, manutenção dos brinquedos e recolocação de peças, entre outros cuidados. Receberam melhorias os parquinhos das quadras 202, 207, 209, 210 e o da Praça Condor, ao lado da estação de metrô Arniqueiras | Foto: Divulgação/GDF Presente

Na quarentena, eles viraram o escape das famílias que passavam muito tempo dentro de casa. Com pais em teletrabalho e crianças sem escola, os parquinhos públicos foram um dos principais atrativos de entretenimento da criançada. Para garantir o bem-estar de meninos e meninas na hora de brincar, o GDF Presente, programa do Governo do Distrito Federal (GDF), recuperou nesta semana cinco desses espaços em Águas Claras.

Neles foram feitas a limpeza das áreas e capina do mato, manutenção dos brinquedos com solda e recolocação de peças, e a troca da areia que serve para reduzir o impacto das crianças no solo. Receberam melhorias os parquinhos das quadras 202, 207, 209, 210 e o da Praça Condor, ao lado da estação de metrô Arniqueiras.

“Desde quando foram construídos, essa foi a primeira vez que os parquinhos receberam intervenções como essa”, conta o gerente de Obras da Administração Regional de Águas Claras, Norberto Duarte de Souza, que apoiou a ação. A região tem 24 praças, sendo 16 delas com área de brinquedos para crianças.

Manutenção

A manutenção dos parques infantis atende a uma demanda dos moradores feita tanto na administração regional quanto na Ouvidoria do GDF. “Mensalmente passamos uma semana por aqui limpando, recolhendo entulhos e cuidando dos equipamentos públicos para que os cidadãos tenham espaços mais agradáveis de circular e conviver”, diz Rodrigo Caverna, coordenador do Polo Central Adjacente II – que atende, entre outras quatro regiões administrativas, a de Águas Claras.

Conservação

Há nove anos morando em frente à Praça Condor, a pedagoga Vera Lúcia Werneck, 75 anos, é uma das entusiastas da boa conservação da área onde está o parquinho. É para lá que ela desce com os netos para brincar. Líder de um grupo de voluntários que cuidam da praça, a moradora se diz satisfeita por acompanhar o ponto de encontro das famílias. “Fico feliz ao ver da minha janela o verde das plantas e a alegria das crianças se divertindo”, diz.