15/01/2021 às 09:39, atualizado em 15/01/2021 às 10:02

Ruas da Vila Cauhy, agora, limpas e pavimentadas

Às margens da BR-040, o local ainda é desconhecido por boa parte da população do Distrito Federal

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

Desde o fim do ano passado, as ruas estão sendo cobertas por intertravados (tipo de pavimento formado por blocos de concreto) | Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

As estreitas e acanhadas ruas da Vila Cauhy, vizinha ao Núcleo Bandeirante, estão ficando “novinhas em folha”. Antes, eram todas de terra e esburacadas; agora, começam a ser assentadas com cerca de 800 metros quadrados de bloquetes angariados pela Administração Regional do Núcleo Bandeirante. O investimento é de R$ 50 mil, recursos vindos de uma emenda do deputado distrital Hermeto.

Localizada às margens da BR-040, a vila ainda é desconhecida por boa parte da população do Distrito Federal. Porém, avança em melhorias. Em maio, a pista entre a Vila Cauhy e a Metropolitana passou por recapeamento e ganhou nova sinalização, com serviços da Novacap. E, desde o fim do ano passado, as ruas estão sendo cobertas por intertravados (tipo de pavimento formado por blocos de concreto).

A Rua do Progresso, com cerca de 300 metros de extensão, foi a primeira. Está toda nivelada e com quatro quebra-molas para reduzir a velocidade. Segundo o morador Jair Barbosa, 45 anos, a reforma significa mais dignidade para cerca de 5 mil pessoas que residem ou passam por ali.

“Além de organizar a rua, melhora a limpeza né?”, avalia. “Ficou muito bom o resultado e logo vai chegar na porta da minha casa”, complementa o servidor público.  Jair mora na rua adjacente, a uns 50 metros de onde os bloquetes terminaram de ser instalados.

Já a professora Deliane Resende, 44, agora tem piso novo na saída de casa. Moradora há 20 anos da vila, ela conta que a luta é antiga. “Foi uma vitória. Desde que cheguei aqui, a gente sempre batalhou na administração para arrumar essas pistas”, revela. “Para as crianças, também será muito melhor. Depois das 17h30, estavam todas dentro de casa. Agora, andam de bicicleta, jogam bola, sem enfrentar aquela poeira”, comemora.

Participação dos moradores

Os blocos de concreto, além do montante comprado, foram complementados por uma doação feita pela Administração do Park Way. E a mão de obra, como em outras oportunidades, teve a participação da vizinhança. Atuaram no trabalho moradores somados a uma equipe de 25 funcionários da administração e reeducandos da Fundação Nacional de Amparo ao Preso (Funap), entidade à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus).

“É uma intervenção muito importante para a comunidade, não só pela mobilidade, mas para preservar a saúde e a higiene da população.  A poeira e a lama traziam várias doenças “, pontua o administrador da cidade, Adalberto Carvalho. “O objetivo é assentar todas as ruas e fazer as adequações necessárias. Até porque o bairro está em fase de estudos para ser regularizado pela Codhab”, explica.

Próximas ruas

A próxima via a receber a melhoria é a Rua da Glória, que será beneficiada na próxima etapa. “Estamos fazendo uma licitação para a compra de mais intertravados e seguir o trabalho. E, com esse mutirão dos moradores, o serviço fica ainda melhor”, destaca o coordenador de administração geral do Núcleo Bandeirante, Welby Dias.