19/01/2021 às 20:15, atualizado em 19/01/2021 às 20:35

GDF Presente promove qualidade de vida em Planaltina

Em duas semanas, equipes do programa limparam um lixão, recuperaram estradas e um campo de futebol e recolheram quase 150 toneladas de entulho 

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

O GDF Presente encerra, nesta terça-feira (19), uma lista extensa de serviços prestados em Planaltina. Patrolamento em vias de núcleos rurais, recolhimento de lixo em escola, tapa-buraco e melhorias em campo de futebol se destacaram nas duas semanas de passagem das equipes do programa pela região.

“Foi um serviço muito importante para a nossa comunidade”, valoriza o administrador-substituto de Planaltina, Paulo Cabral. Nessa fase final de trabalhos, foi limpo ainda um lixão formado pelo descarte irregular em uma via de terra próximo à Avenida Goiás, às margens da DF-128. Foram quase 150 toneladas de entulho e inservíveis recolhidos no local.

Morador da região, o advogado Hiago Ribeiro, 28 anos, conta que a situação estava muito ruim na estrada. “Teve um dia em que o acesso estava bloqueado por tanto lixo”, lembra. “A sujeira é retirada, mas o pessoal volta a jogar toda semana. Ficou muito bom o serviço. Agora, é necessário fazer algum tipo de fiscalização”.

Lixo verde

Lixo verde retirado das redondezas do CEF Nossa Senhora de Fátima: 36 toneladas | Fotos: Divulgação/GDF Presente

O Centro de Ensino Fundamental (CEF) Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Fátima, também passou por faxina. Tanto o pátio quanto as redondezas do colégio tinham muito lixo verde (árvores, galhos). Foram 36 toneladas recolhidas pelos cinco caminhões do programa.

Tapa-buraco

As principais ruas do Setor Habitacional Mestre d’Armas e do Vale do Amanhecer receberam a Operação Tapa-buraco. Cerca de 10 toneladas de massa asfáltica foram usadas em cada um dos bairros. As quadras CR 30 e 31 do Vale do Amanhecer também contaram com o recolhimento de entulhos.

“Em muitos casos, a administração não tem ‘pernas’ para atender a tantas demandas; com planejamento, o GDF Presente consegue fazer um bom trabalho”, destaca o coordenador do Polo Norte do programa, Ronaldo Alves.

Rajadinha

No Núcleo Rural Rajadinha, 17 km de estrada de terra foram recuperados, em uma ação que, finalizada nesta segunda-feira (18), beneficiou cerca de 3 mil moradores. O Rajadinha 1 teve 8 km patrolados pelas equipes do Polo Norte do programa. O Rajadinha 2 teve 4 km, e o 3 foi beneficiado com outros 5 km.

As vias não-pavimentadas acumulavam buracos e foram muito danificadas pelas chuvas. Para melhorias nas pistas, o GDF Presente usou cerca de 150 toneladas de agregado britado, material fabricado na Unidade de Recebimento de Entulhos (URE) do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). A pedido dos moradores, as equipes também limparam e reformaram um campo de futebol do Núcleo Rajadinha 3.

“Consideramos o resultado positivo em Planaltina – em especial, poder atender as comunidades mais distantes e carentes, como Rajadinha”, ressalta o coordenador do Polo Norte do GDF Presente.