22/01/2021 às 17:13

Equipe do Samu faz surpresa para idosa após atendimento

Os profissionais compraram um bolo e cantaram parabéns para dona Mariana, 63 anos, que estava sozinha em pleno aniversário

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde

Quando chegou à casa de Mariana Fernandes, a equipe do Samu percebeu que ela estava chorosa. A idosa disse que era seu aniversário e que era um presente a equipe estar lá | Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) surpreendeu uma paciente em pleno dia de seu aniversário com um bolo surpresa. A equipe foi acionada, nessa quinta-feira (22), para atender o caso de uma idosa com crise de lombalgia, em Ceilândia.

Quando chegaram à residência de dona Mariana Fernandes, 63 anos, a equipe percebeu que a idosa estava bastante chorosa. “Percebemos que ela estava muito emotiva, não pela dor, mas por estar sozinha”, relata Eslanny Alvarenga, enfermeira do Samu-DF. Segundo ela, durante o atendimento, a idosa contou que era seu aniversário e que era um presente para ela a equipe estar lá.

De acordo com a profissional, ela e os colegas se sensibilizaram com a situação da idosa e perceberam que poderiam fazer mais que o atendimento assistencial à saúde. Após finalizarem a medicação, eles foram até a padaria mais próxima e compraram bolo, velas, e refrigerante.

Emoção

“Voltamos para cantar os parabéns como ela merecia. Ela ficou tão feliz que até chamou a vizinha para participar, e pediu foto porque não acreditariam apenas se ela contasse”, relembra a enfermeira. Além dela, participaram da surpresa a técnica de enfermagem Elisângela Nunes e o condutor da ambulância.

Mariana Fernandes relatou que se sente muito só, pois mora sozinha e não tem ninguém para fazer companhia e nem ajudá-la nos afazeres domésticos. Nos dias em que ela sente dores, às vezes fica até sem cozinhar.

Para ela, a solidão é a pior parte, pois “dói ser sozinho”. Questionada sobre como se sentiu com a surpresa preparada pela equipe do Samu-DF, ela disse que ficou imensamente feliz e que a equipe alegrou seu coração.

“Fiquei imensamente feliz. Foi meu aniversário e as meninas do Samu me atenderam com muito carinho, foram muito amorosas, ainda cantaram parabéns para mim. Foi tudo muito lindo, uma benção de Deus”, afirma, emocionada.