23/01/2021 às 15:22, atualizado em 23/01/2021 às 15:26

Viaduto Ayrton Senna está pronto

Reforma do guarda-corpo foi concluída neste sábado (23)

Por Renata Moura, da Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

O governo local investiu cerca de R$ 700 mil na obra, que demoliu as antigas estruturas metálicas comprometidas pelo desgaste de mais de vinte anos Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) concluiu a reforma do guarda-corpo do Viaduto Ayrton Senna, principal ponto de ligação do Plano Piloto com a Estrada Parque Ceilândia (EPCL/DF-095), popularmente mais conhecida como via Estrutural. O governo local investiu cerca de R$ 700 mil na obra, que demoliu as antigas estruturas metálicas comprometidas pelo desgaste de mais de vinte anos.

“Foi a primeira reforma desde a inauguração do viaduto em 1994”, afirmou o superintendente de Obras do DER-DF, Cristiano Cavalcante. Os trabalhos foram iniciados em setembro do ano passado e passou pelas etapas de demolição de aproximadamente 290 metros em cada sentido do antigo guarda-corpo, substituição da estrutura com a instalação dos novos pilares e das vigas; além da pintura.

“Trata-se de uma obra de grande importância para garantir a segurança de milhares de pessoas. Havia risco de queda das estruturas antigas. Diariamente, mais de 120 mil veículos trafegam por ali”, avalia Cavalcante. Segundo ele, a reforma foi acelerada nesta última semana. “Agora, estamos apenas limpando a área da obra, retirando os escoramentos para entregar o serviço completo”, explicou.