26/01/2021 às 09:52, atualizado em 26/01/2021 às 13:36

Estacionamentos novos em Brazlândia

Serão 100 novas vagas para fomentar o comércio local e o fluxo do trânsito, evitando carros parados em área irregular

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

Serão 100 novas vagas em pontos estratégicos de grande fluxo de veículos: Avenida Central, Setor Veredas, Incra 8 e, no Setor Norte, Quadra 6 | Foto: Joel Rodrigues/ Agência Brasília

As obras de melhorias na cidade de Brazlândia seguem em ritmo acelerado. A região administrativa está concluindo a construção de seis novos estacionamentos. Serão 100 novas vagas em pontos estratégicos de grande fluxo de veículos: Avenida Central, Setor Veredas, Incra 8 e, no Setor Norte, Quadra 6. Estão sendo investidos R$ 500 mil, oriundos de emenda do deputado distrital Iolando Almeida.

Uma parcela dessas novas vagas já está prontinha e sendo usada pelos moradores: na movimentada Avenida Central e em uma parte do Veredas. Até o início de março, a administração regional prevê a entrega de todo a obra, que utiliza bloquetes de concreto, meio-fios e pó de brita.

Trabalho diário feito por uma equipe de 31 funcionários, sendo 26 reeducandos da Fundação Nacional de Amparo ao Preso (Funap), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e cinco servidores da administração.

Os espaços já começam a fazer a diferença. Morador do Setor Veredas, o estudante Lucas Alves, 26, frequenta uma das diversas igrejas que ficam na rua principal. Ele conta ainda que a padaria é um de seus locais favoritos. Por ali, o jeito era improvisar.

Uma parcela dessas novas vagas já está prontinha e sendo usada pelos moradores: na movimentada Avenida Central e em uma parte do Veredas | Foto: Joel Rodrigues/ Agência Brasília

“Muitas vezes tinha que parar o carro quase no meio da pista. Ou no beco ao lado da igreja”, explica o rapaz. “Agora, deixo aqui em frente à Capela Santa Terezinha”, complementa. No local, são 15 novas vagas. E, virão, outras 20 no estacionamento vizinho.

O chacareiro Gilson da Silva, 54, também elogiou a iniciativa do governo. “Ficou excelente e mais organizado. Antes, era cheio de carroceiros em cima calçada, sem falar nos carros que também paravam ali, para usar o comércio”, aponta Gilson.

Segundo o administrador de Brazlândia, em exercício, Marcelo Cunha, o pedido para a construção de novos estacionamentos foi reforçado pelos comerciantes. Faltavam vagas tanto para consumidores e lojistas. E, muitas multas já foram aplicadas pelas autoridades de trânsito por estacionamento em local proibido.

Ele informa que ao longo de 2021 a meta é fazer mais. “A programação é construir outros seis esse ano, em locais que estamos levantando. É uma demanda imediata da população de Brazlândia e temos que priorizar”, pontua Cunha.

A acessibilidade também foi lembrada. Coordenador de obras da Administração, João Paulo Bonifácio, revela que 10% das vagas serão destinadas a idosos e deficientes. “O bloquete é permeável, fácil de instalar e trocar. Depois que concluímos cada estacionamento, o Detran faz a sinalização e liberamos para o uso”, finaliza.