27/1/21 18:16
Atualizado em 27/1/21 às 18:20

Último dia de inscrição para curso da Emater-DF

Inscrições para as aulas do Boas Práticas de Fabricação na Agroindústria acabam nesta quinta (28). Treinamento será on-line, de 1º a 28 de fevereiro

As inscrições para o curso da Emater-DF de Boas Práticas de Fabricação na Agroindústria se encerram nesta quinta-feira (28). O curso é gratuito, tem carga horária de 40 horas e é voltado a produtores rurais. Realizado na modalidade a distância, pela plataforma Google Sala de Aula, as aulas serão ministradas no período de 1° a 28 de fevereiro.

Até o momento, mais de 110 produtores já se inscreveram. Para participar, basta clicar no link Formulário de Inscrições Curso de BPF e preencher todos os campos com as informações solicitadas. Para acessar o curso é preciso ter computador e/ou smartphone com acesso à internet e e-mail cadastrado na conta Google. O horário de estudo é determinado pelo próprio participante e as aulas são compostas por vídeos, PDF’s e material de apoio.

O tempo de cada videoaula varia entre 10 e 20 minutos. Os vídeos podem ser assistidos quantas vezes o aluno quiser. Ao final do curso, os participantes que concluírem com bom desempenho recebem certificado.

Exigência para formalização

Voltado para produtores que trabalham com alimentos, que buscam o registro de formalização de agroindústria ou que querem conhecer os procedimentos de Boas Práticas de Fabricação, o curso é uma das exigências para formalização de uma agroindústria. De acordo com a legislação, também é necessário fazer a reciclagem a cada 12 meses.

“Mesmo sendo um trabalho diário, que envolve higienização dos equipamentos e da estrutura, é sempre muito importante relembrar os métodos corretos. Não é uma higienização qualquer, é uma higienização específica para produção correta e saudável de alimentos”, ressalta a gerente de Desenvolvimento Sociofamiliar da Emater-DF, Fernanda Lima.

Entre os diversos temas abordados no curso, estão questões que envolvem medidas de qualidade de água, controle de pragas, Procedimentos Operacionais Padrão (POP), a importância do manual de Boas Práticas de Fabricação e sobre higiene pessoal e também do ambiente em que vai ser processado o alimento. Os alunos conhecem ainda os perigos físicos, químicos e biológicos que podem influenciar no alimento e como prevenir contaminações.

“O curso é importante tanto para demonstrar que tem o conhecimento das boas práticas quanto, na parte artesanal, ser responsável técnico pela sua produção”, afirma.

No curso presencial, ao final, os participantes visitam uma agroindústria para conhecer o funcionamento e como são aplicadas as boas práticas de fabricação. No curso on-line, os alunos fazem um tour por uma agroindústria virtual.

“Com a pandemia, a gente viu que uma forma do produtor conhecer seria por meio virtual. A gente pegou um modelo de agroindústria da Emater e fizemos de forma 3D, onde a gente apresenta os principais tópicos do que deve ter uma agroindústria. Os fluxogramas, como deve ser feita a produção e os princípios para construção de uma agroindústria”, explica Fernanda.

Na primeira versão do curso on-line, realizada no ano passado, o público ficou em pouco mais de 100 participantes. A Emater-DF recebeu diversos retornos positivos de participantes, como a possibilidade de assistir às aulas em qualquer horário, sem se deslocar do campo para a cidade e sem prejudicar o dia de trabalho no campo. A didática oferecida também foi muito elogiada pelos participantes.

*Com informações da Emater-DF