29/1/21 19:04
Atualizado em 29/1/21 às 19:04

Seguranças do Hospital de Base são treinados para evitar a Covid-19

Agentes, que circulam por todas as áreas do HB e têm contato com centenas de pessoas, recebem treinamento para enfrentar a doença

No combate ao coronavírus até quem lida com segurança tem que ser treinado para enfrentar esse mortal inimigo invisível. Foi isso que o aconteceu com um grupo de agentes do Núcleo de Segurança Institucional do Hospital de Base (HB), administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF).
 
Nessa quinta-feira (28), eles receberam treinamento especial sobre como se proteger e evitar a contaminação pela Covid-19 quando estiverem atuando no sistema de segurança do maior hospital público do DF, local de alto risco de contágio. “A segurança deles é a nossa segurança. A vida deles também nos importa”, ressaltou o superintendente do HB, Lucas Seixas.
 
10 mil pessoascirculam diariamente no Hospital de Base
No Hospital de Base é grande o número de pacientes e visitantes. No ano passado, foram realizados 1,8 milhão de procedimentos no HB, onde diariamente circulam cerca de 10 mil pessoas. Os agentes de Segurança Institucional, profissionais contratados e terceirizados, estão integrados à rotina do hospital. Eles estão em todas as áreas, convivendo com pacientes e visitantes, correndo risco de contágio. Por isso, a importância de treinamentos para prevenir a doença.
 
“É importante que estejam a cada dia mais treinados, cientes de como podem se prevenir e, assim, prevenir a todos”, explicou a gerente administrativa da Superintendência Operacional do HB, Marina Rocha. “Esse grupo é peça fundamental para manter a proteção dos colaboradores e dos pacientes do nosso hospital.”
 
Para o chefe do Núcleo de Segurança, Rogério Pacheco, a conscientização no enfrentamento da pandemia é papel de todas as áreas do hospital. “Uma única área não vai ser capaz de alertar o público interno e externo sobre a relevância do distanciamento, da higienização das mãos e da utilização de máscaras”, afirmou o colaborador, que participou do treinamento.
 
Cuidado com os colaboradores
Desde dezembro de 2020, o Iges-DF promove treinamentos com colaboradores de diversos setores para  evitar o aumento de casos de infecção pelo novo coronavírus durante o trabalho.
 
As capacitações são promovidas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) em parceria com a Superintendência Operacional do HB. Já foram treinados os maqueiros, os profissionais do projeto Humanizar e os funcionários da Central de Material Esterilizado (CME).
*Com informações de Iges-DF