30/01/2021 às 10:59

Detran cancela mais três bancas práticas por falta de candidato

As provas de direção seriam realizadas às 14h deste sábado (30), no Plano Piloto e no Gama, e às 6h de segunda-feira (1º), no Plano Piloto

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

Exames práticos de direção foram cancelados por falta de quórum | Foto: Divulgação/Detran

Mais três bancas de exames práticos de direção veicular foram canceladas pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), neste sábado (30) e na segunda-feira (1º). Os exames cancelados somam 260 vagas, sendo 210 para a categoria B – 150 vagas no Plano Piloto e 60 no Gama, às 14h de sábado – e outras 50 em veículos pesados, categorias C, D e E, previstas para as 6h de segunda-feira, no Plano Piloto.

A prova prática de direção veicular é a última etapa do processo de habilitação de condutores ou de alteração de categoria da Carteira Nacional de Habilitação. A Gerência de Habilitação tem trabalhado de forma incessante para ampliar a oferta de vagas e dar à população a oportunidade de realizar o exame e concluir o processo de obtenção da CNH com a maior celeridade possível.

Para atender à demanda das autoescolas, a Gerência de Habilitação disponibilizou horários extras aos sábados, às 14h, criou bancas semanais em locais onde elas ocorriam quinzenalmente e passou a oferecer duas bancas, por semana, em veículos pesados, quando antes era realizada uma a cada 15 dias. No entanto, o quórum para essas bancas extras tem sido insuficiente para mantê-las.

“Esse horário das 14h foi criado exatamente para que pudéssemos ampliar a oferta de vagas e atender à necessidade da população, sem comprometer as regras sanitárias para contenção da pandemia de Covid-19. Ocorre que este já é o segundo sábado que precisamos cancelar as bancas extras por falta de candidatos inscritos. Se continuar assim, não justifica mantermos a oferta de vagas para provas práticas no sábado à tarde”, esclarece o diretor-geral, Zélio Maia.

Fevereiro

As inscrições para os exames práticos e teóricos do mês de fevereiro estão abertas desde segunda-feira (25). Foram disponibilizadas 9.130 vagas para provas práticas e 10.650 vagas para as teóricas, mas até o momento, apenas um terço das vagas para os testes teóricos e 48% das vagas para os testes práticos foram preenchidas.

*Com informações do Detran