31/01/2021 às 15:03

Servidor da Saúde pode ser voluntário para vacinar contra a Covid

Ação visa reforçar o atendimento na campanha de imunização do público prioritário no Distrito Federal

Por Edição: Mônica Pedroso

A Secretaria de Saúde iniciou processo de recrutamento de voluntários para atuarem na vacinação ao grupo prioritário. Servidores lotados, ou em exercício na pasta já podem se candidatar para reforçar as equipes de vacinação nas unidades básicas e hospitais da Rede de Saúde do DF.

O cadastramento será feito por meio de um formulário online que deve ser preenchido pelo candidato interessado, informando seus dados para posterior chamamento. Os voluntários poderão auxiliar as equipes de vacinação por meio de apoio administrativo e técnico; ou pleno, em enfermagem, a depender da formação do servidor. A campanha será voltada para os funcionários ativos da pasta.

A medida se dá para garantir  um atendimento rápido e eficaz durante a campanha de vacinação contra a Covid-19 no DF, como explica a subsecretária de Gestão de Pessoas (Sugep/SES), Silene Almeida.

“Essa vacina significa a esperança para o mundo vencer a guerra contra a Covid-19. Nessa pandemia todos nós perdemos amigos, parentes, colegas de trabalho para essa doença. Não tenho dúvidas que o servidor da saúde que está em exercício, atenderá esse chamado para ajudar na vacinação! Para nós que atuamos na saúde pública essa é uma guerra que precisa ser vencida”, afirma.

Após o cadastramento, os servidores serão submetidos a um breve treinamento pelos técnicos da Gerência de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e de Transmissão Hídrica e Alimentar – Gevitha/Divep/SVS,  para participarem da campanha. Ao final do curso, um certificado também será disponibilizado ao voluntário, que já estará apto a participar da campanha de imunização. “ Todos seremos treinados e receberemos certificado por ter participado de um dos maiores momentos da saúde pública no mundo! Seremos parte do time que venceu a Covid-19”, ressalta Silene.

*Com informações da Secretaria de Saúde