01/02/2021 às 20:57, atualizado em 01/02/2021 às 21:04

Avenida Hélio Prates mais segura em dias de chuva

Escoamento está melhor depois da ampliação da rede de águas pluviais. Mais bueiros e novos calçamentos foram construídos ao longo da via

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Além da construção de novas bocas de lobos, serão assentados meios-fios arrancados com a força da chuva ou por conta de acidentes de carros| Foto: Divulgação/GDF Presente

Desde o último dia 20 de janeiro, homens trabalham na ampliação da rede de captação de águas pluviais da Avenida Hélio Prates, na altura do balão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia, próximo à Feira do Produtor. A via já por passou tempos difíceis, com grande concentração de água em dias de chuva. Por falta de escoamento apropriado, a situação causou muitos transtornos a pedestres e motoristas. Mas a realidade no local mudou, graças a ação conjunta entre o GDF Presente, Novacap e a administração da cidade.

Ao todo, cinco homens trabalham diariamente região. A expectativa é de que a obra, orçada em R$ 70 mil e realizada por uma empresa de manutenção contratada pela Novacap, seja concluída no início de fevereiro. Além da construção de novas bocas de lobos – mais de 10 no total -, serão assentados meios-fios arrancados com a força da chuva ou por conta de acidentes de carros.

“É uma obra pontual para melhorar o escoamento de águas pluviais, evitando o acúmulo com riscos de acidentes”, observa o coordenador do Polo Oeste do GDF Presente, Elton Walcacer.

Para o administrador regional de Ceilândia, Marcelo Piauí, o início do período de chuva na cidade significa ligar o pisca-alerta, com equipes atuando em diversas frentes para atender todas as demandas e dar as respostas aos cidadãos com celeridade. Foi o que aconteceu no balão da UPA. “Começamos um trabalho preventivo meses antes das chuvas. As ações no decorrer do ano são essenciais para que, nesse período das chuvas mais intensas, os transtornos sejam menores”, conta o gestor.

A expectativa é de que a obra, orçada em R$ 70 mil, seja concluída no início de fevereiro| Foto: Divulgação/GDF Presente

“O objetivo da obra é minimizar os problemas de drenagem daquela região”, detalha o engenheiro Márcio Costa, chefe do departamento de infraestrutura da Novacap (Deinfra). “Existe no local um histórico, não de alagamento, mas de um grande fluxo de água que corre para a UPA e a Feira do Produtor. Agora vamos diminuir essa correnteza organizando o escoamento”, explica.

As equipes também intensificam operações que envolvem limpeza de bocas de lobo e manutenção preventiva da rede pluvial. “Estamos focados na poda ou erradicação de árvores sob risco de tombamento, e na remoção de lixo e materiais de construção e resíduos de obras deixados indevidamente nas vias públicas”, ressalta o administrador Marcelo Piauí.