01/02/2021 às 18:13, atualizado em 01/02/2021 às 18:59

Festa das Águas celebra cortejos a Iemanjá e Oxum, na Praça dos Orixás

O tema do culto deste ano é “Cuide do Lago Paranoá”, orientando quem for ao local sobre a importância de utilizar material biodegradável nas oferendas

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

Nesta terça-feira (2), a Praça dos Orixás recebe minicortejos em homenagem ao Dia de Iemanjá. Este ano, a Rainha do Mar e a Mãe das Águas Doces vão ser lembradas juntas, em uma ação que visa alertar para a defesa de um grande bem natural: o Lago Paranoá.

A campanha Cuide do Lago Paranoá e receba às bênçãos de Iemanjá é uma iniciativa do Instituto Rosa dos Ventos, em parceria com o Coletivo de Yalorixás do DF. O evento conta com fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) e apoio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), por meio da Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial.

Composta por grupos artísticos e representantes dos sagrados de matrizes africanas do DF, a programação da Festa das Águas também tem o intuito de incentivar as pessoas que querem homenagear as orixás com opções biodegradáveis como flores, frutas, comidas e fibras vegetais.

A convite do Instituto Rosa dos Ventos, o artesão Juraci Moura produziu, com papéis recicláveis e tintas biodegradáveis, o tradicional barco que será entregue às águas levando em seu interior flores e comidas, mantendo assim a tradição sem quebrar as regras e respeitando o meio ambiente.

Para cumprir os protocolos de segurança estabelecidos por causa da Covid-19,  os horários dos cortejos não vão ser divulgados. O intuito é reduzir o formato, para evitar aglomerações. Além disso, todos os participantes deverão estar devidamente protegidos com os equipamentos de segurança no enfrentamento ao coronavírus.

Programação

* Terça-feira (2), a partir das 7h30, na Prainha dos Orixás

  • Cortejo – Casa de Caridade Ilê de Iemanjá
  • Cortejo – Kwe Oya Sogy
  • Abassa de Iansã
  • Cortejo – Asé Dudu
  • Cortejo – Martinha do Coco
  • Cortejo – Capoeira N’zinga

 

* Com informações da Sejus