01/02/2021 às 13:18

Rotatória na DF-290 ganha mais um semáforo

Após teste realizado pela engenharia de tráfego do DER, novo equipamento foi instalado no balão de acesso entre Santa Maria e a BR-040

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) concluiu o estudo técnico para viabilizar uma mudança pontual no trânsito do balão entre a Santa Maria e o Novo Gama (GO), localizado na altura do km 28 da DF-290. O teste para verificar uma solução que amenize o congestionamento que se forma no horário de pico da tarde naquela rotatória foi realizado em 3 de dezembro de 2020, entre 17h e 19h.

Naquela ocasião os dois semáforos existentes no balão foram desativados e os agentes de trânsito controlaram o tráfego com o sistema “pare e siga” durante as duas horas de testagem. A intenção do teste foi verificar se alterando o local onde estão instalados os dois semáforos que já existiam na rotatória melhoraria os gargalos que se formam na entrada e saída do balão, principalmente nos horários de pico.

O que mudou

Após a análise, o DER/DF resolveu manter os dois semáforos existentes no local e adicionar mais um equipamento, que já foi instalado e ligado na altura do Km 28 da DF-290, sentido BR-040, com o tempo devidamente sincronizado com os demais sinaleiros. 

Confira no croqui a disposição dos semáforos.

O superintendente de trânsito do DER/DF, Elcy Ozório dos Santos acredita que essa melhoria viária vai desafogar o trânsito intenso que se forma na região nos horários de maior tráfego. “Com esta alteração simples vamos melhorar a fluidez neste trecho da rodovia. São pequenas mudanças que trazem resultados positivos” afirmou.

Nos próximos 15 dias será instalada a sinalização vertical (placas) e uma nova sinalização horizontal (pintura de faixa) próximos ao novo semáforo. A sinalização da ciclovia nas proximidades da rotatória também será reforçada. A medida foi solicitada ao Departamento pela Administração Regional de Santa Maria e visa beneficiar os cerca de 40 mil motoristas que trafegam diariamente nos dois sentidos da via.

*Com informações do DER/DF