02/02/2021 às 18:14, atualizado em 02/02/2021 às 21:46

Aprendendo sobre o trânsito seguro

Com ajuda do projeto Transitolândia, em dois dias, DER leva atividades educativas e preventivas para mais de 800 estudantes de escolas particulares

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Crianças assistem a uma demonstração: formato ajuda a conscientizar sobre a importância da segurança no trânsito | Foto: Divulgação/DER

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER), por meio da Escola Vivencial de Trânsito – Transitolândia, deu início, nesta semana, às ações da campanha Volta às Aulas 2021. Equipes de educadores de trânsito já começaram a percorrer os estabelecimentos de ensino particular.

Os primeiros estudantes a interagir com os educadores foram 301 alunos do Colégio Adventista do Guará. Durante a visita, as crianças aprenderam a reconhecer, interpretar e obedecer à sinalização, por meio de conceitos que despertam paciência, responsabilidade e senso de cidadania.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Orientações

Outros 500 estudantes do Colégio Adventista de Planaltina também receberam os ensinamentos de segurança no trânsito. A ação também visa orientar sobre as regras de circulação, que abrangem fatores de segurança, normas básicas de transporte e acessibilidade contidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“Nós agradecemos e elogiamos ao DER pelo trabalho realizado de orientação às crianças, que também vão cobrar os pais para que eles tenham uma conduta correta no trânsito”, ressaltou a coordenadora pedagógica do Colégio Adventista do Guará, Eliana Ribeiro.

 Diversão e aprendizado

Durante as atividades, os educadores de trânsito do DER promovem apresentações de teatro e fantoches para chamar atenção da comunidade escolar. Também distribuem materiais educativos sobre deslocamento seguro, embarque e desembarque em locais apropriados, respeito à sinalização e normas previstas na legislação.

“Nós observamos que o que ensinamos para esses meninos e meninas é repassado por eles para quem faz parte do dia a dia deles, seus pais e familiares”, destacou a diretora de Educação de Trânsito do DER, Jucianne Nogueira.

A campanha Volta às Aulas 2021 prossegue até sexta-feira (5), nos turnos matutino e vespertino, com a expectativa de contemplar 1.950 integrantes da comunidade escolar. As próximas unidades de ensino a receberem a visita da equipe da Transitolândia são o Colégio Adventista de Asa Sul, na quarta (3); a Escola Mundo Mágico, na quinta (4), e a Escola Classe 02 da Estrutural, na sexta-feira (5).

* Com informações do DER