02/02/2021 às 12:26, atualizado em 02/02/2021 às 14:38

Feirantes recebem 80 mil frascos de álcool gel

Distribuição inicia neste sábado (6) e vai contemplar 44 feiras do DF, além de taxistas e frentistas

Por Lívio di Araújo, da Agência Brasília | Edição: Freddy Charlson

Foto: Vinícius de Melo/Agência Brasília

O anúncio foi feito pelo secretário de Governo, José Humberto, e pelo vice-governador e coordenador do Comitê Todos Contra a Covid, Paco Britto | Foto: Vinícius de Melo/Agência Brasília

Quarenta e quatro feiras de todo o Distrito Federal receberão, entre os dias 6 e 28 deste mês, 80 mil frascos de álcool gel, que foram doados pelo Comitê Todos Contra a Covid. A distribuição será feita pela Secretaria de Governo (Segov), como mais uma medida de prevenção à disseminação do coronavírus. Desde o início da pandemia, cerca de cinco mil operações de fiscalização foram realizadas nesses pontos de comércio popular.

De acordo com o secretário de Governo, José Humberto Pires, por questões culturais, as feiras do DF são movimentadas e, por isso, merecem atenção do governo neste “momento crítico da pandemia”. “A iniciativa vem em boa hora. O governo do DF tem feito todo o esforço no sentido de aprimorar a legislação e fiscalizar as atividades econômicas, para que possamos estar protegidos contra o coronavírus, mas o movimento nas feiras é natural”, explicou.

No DF, existem 83 feiras que movimentam cerca de um terço da população da capital. “Esse conflito de interesses, entre manter o isolamento e a atividade econômica nas feiras, nos mostra a necessidade de pensar em medidas de segurança, por isso, o álcool gel é muito importante”, completou José Humberto.

Cuidados

O vice-governador Paco Britto, que coordena o comitê, ressaltou a importância de a população continuar tomando todos os cuidados necessários para evitar o contágio da Covid-19. “A população precisa nos ajudar a ajudá-la. Nós queremos conter a segunda onda. Não podemos deixar que ela chegar no DF e estamos fazendo todo o esforço, mas é preciso conscientização, distanciamento, higienização das mãos”, lembrou.

“O comitê, criado pelo governador Ibaneis, foi responsável por grandes conquistas: mais de 20 leitos de UTIs, um hospital acoplado com 73 leitos, doação de milhares de máscaras e álcool gel. Não paramos um minuto sequer para minimizar os efeitos da pandemia para a população”, afirmou Paco Britto.

Além das feiras, o Todos Contra a Covid fará doação de frascos de álcool gel para taxistas e frentistas. Os motoboys que trabalham com serviço de entrega foram os primeiros profissionais agraciados com as doações de insumos do comitê.