03/02/2021 às 11:45, atualizado em 03/02/2021 às 13:50

Admire os peixes do JBB, mas evite alimentá-los

Jardim Botânico instala placas para orientar os visitantes sobre a alimentação dos animais, que só podem ingerir ração apropriada

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Placas foram instaladas perto dos jardins; peixes só devem se alimentar de ração específica | Foto: Divulgação/JBB

Dez placas informativas foram instaladas próximo aos lagos ornamentais do Jardim Botânico de Brasília (JBB), orientando os visitantes a não alimentarem os peixes. O objetivo da medida é evitar que os animais consumam alimentos inadequados, que podem proliferar doenças e até causar a morte.

Alimentar animais em unidades de conservação é desaconselhável, pois cada organismo está adaptado a algum tipo de dieta. Além disso, comidas industrializadas, como pães e salgadinhos, deixam os peixes mais frágeis e suscetíveis a doenças. “Nem todos sabem que a dieta adequada dos animais não inclui alimentos consumidos por nós”, ressalta o diretor-adjunto do JBB, Elton Baia. “Para evitar essa prática, achamos melhor alertar”.

[Olho texto=” “Nem todos sabem que a dieta adequada dos animais não inclui alimentos consumidos por nós”” assinatura=”Elbon Baia, diretor-adjunto do JBB” esquerda_direita_centro=”centro”]

Localizados nos jardins Evolutivo, de Contemplação e Japonês, bem como na portaria principal, os lagos ornamentais possuem 3.720 m3 e somam quase 2 milhões de litros de água. Neles habitam as carpas (Ciprinus carpio), que dão vida e ornamentam local, e os peixes da espécie cascudo-abacaxi (Megalancitrus parahus), que fazem a limpeza dos lagos retirando parte dos sedimentos e restos de resíduos de ração e detritos deixados pelas carpas, contribuindo, assim, para a não proliferação de amônia na água. Toda essa população aquática é alimentada com ração específica, livre de parasitas e doenças.

* Com informações do JBB