03/02/2021 às 11:15, atualizado em 03/02/2021 às 12:10

Parque do Guará ficará fechado nesta quarta (3)

Unidade passa por serviços de manutenção a partir das 12h, voltando ao funcionamento na quinta (4)

Por Agência Brasília * | Edição: Chico Neto

Local reabre na quinta-feira para visitação; máscaras são obrigatórias | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

O Instituto Brasília Ambiental informa que, nesta quarta-feira (3), a partir das 12h, o Parque Ecológico Ezechias Heringer, no Guará, estará fechado para serviços de manutenção. A Unidade de Conservação (UC) volta a funcionar normalmente na quinta-feira (4), das 6h às 18h, mantendo as medidas de proteção contra o coronavírus. O uso de máscara é obrigatório.

Mais conhecido como Parque do Guará, o Ezechias Heringer, que fica na QE 23 do Guará, tem esse nome em homenagem ao pesquisador que identificou várias espécies de orquídeas em todo o território do Distrito Federal. Foi criado em janeiro de 1998.

A unidade possui uma área total de 306,44 hectares, por dentro da qual passa um trecho do Córrego do Guará, a mata ciliar de ambas as margens e áreas adjacentes, onde já foram encontradas 51 espécies arbóreas, 72 de orquídeas e 59 de arbustos e ervas, incluindo exemplares raros e alguns praticamente à beira da extinção.

[Numeralha titulo_grande=”306,44 hectares” texto=”Área total do Parque Ecológico Ezechias Heringer” esquerda_direita_centro=”centro”]

A unidade foi criada para garantir a preservação dos ecossistemas remanescentes, promover a recuperação de áreas degradadas com espécies vegetais nativas da região, proporcionar à população condições para a realização de atividades culturais, educativas e de lazer em contato com a natureza e incentivar a pesquisa para possibilitar o repovoamento da área com a fauna do Cerrado.

* Com informações do Brasília Ambiental