03/02/2021 às 22:02

SSP/DF condecora civis e militares com medalha de mérito

Com a finalidade de diminuir a aglomeração e atender todas as medidas de segurança e proteção, o evento foi dividido em dois turnos

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

A cerimônia de entrega da comenda “Medalha Mérito Segurança Pública do Distrito Federal”, organizada pela SSP/DF, ocorreu nesta quarta-feira (03), no Auditório do Departamento de Trânsito de Brasília (Detran/DF). Cento e quinze pessoas foram agraciadas.

Em virtude da pandemia, a solenidade, que estava programada para ocorrer em março de 2020, foi adiada e pensada em novo formato. Com a finalidade de diminuir a aglomeração e atender todas as medidas de segurança e proteção, o evento foi dividido em dois turnos.

Criada pelo decreto nº 24.100, de 25 de setembro de 2003, a Medalha Mérito de Segurança Pública destina-se a distinguir personalidades civis e militares, brasileiros e estrangeiros, instituições e seus estandartes, por serviços prestados ao sistema de segurança pública do Distrito federal.

O secretário executivo da SSP/DF, delegado Júlio Danilo Ferreira, abriu a cerimônia, parabenizando os homenageados. “Não podíamos deixar de prestar essa homenagem aos senhores, que, de alguma forma, contribuíram com a segurança pública. Aproveito para destacar os nossos profissionais que durante toda a pandemia não pararam de trabalhar e atender a população”, disse.

“Até hoje vemos as forças de segurança engajadas no processo de vacinação. É um esforço que o governo do Distrito Federal vem fazendo e fica aqui nosso agradecimento”, completa o secretário executivo.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) foi representado por magistrados que atuaram em prol da segurança pública e da coletividade.

A juíza Luciana Lopes Rocha, titular do Juizado de Violência Doméstica de Taguatinga e coordenadora do Núcleo Judiciário da Mulher, disse que esse reconhecimento representa a importância da integração entre o poder judiciário e o poder executivo em todas as áreas, em especial da segurança pública, na prevenção e enfrentamento a violência doméstica e familiar contra as mulheres.

O juiz Ben-Hur Viza, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Núcleo Bandeirante, enaltece o trabalho em equipe. “A medalha é muito importante pois ela é um reconhecimento, não do meu trabalho específico, mas de toda a equipe que trabalha comigo, nesse trabalho coletivo de enfrentamento a violência doméstica e familiar contra a mulher”, destacou.

O agente Saraiva, do Detran/DF, diz que “realmente é muito importante a medalha porque valoriza o trabalho do profissional e incentiva a carreira na segurança pública”.

Jaqueline Barbosa de Oliveira, tenente coronel do Corpo de Bombeiros do DF, diz estar muito feliz com a homenagem. “Me sinto honrada por ter sido indicada para receber a medalha. É um momento único e tenho muita satisfação por ter contribuído, de alguma forma, para a segurança pública do Distrito Federal”, afirma.

Curiosidades

O Dia da Segurança Pública do Distrito Federal, é comemorado anualmente no dia 13 de março, em razão da data da criação da secretaria de Estado de Segurança Pública, em 1967.

Versões outorgadas da Medalha:

. Colunata em Prata: aos servidores civis e militares pertencentes ao sistema de segurança pública do DF, por praticarem atos de abnegação, coragem ou bravura, com risco da própria vida;

. Colunata em Ouro: aos servidores civis e militares pertencentes ao sistema de segurança pública do DF que, com o sacrifício da própria vida, praticaram atos de abnegação, coragem e bravura.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública