03/02/2021 às 21:25, atualizado em 04/02/2021 às 11:28

Tampas de ferro são repostas em bocas de lobo no Guará II

Material tinha sido furtado e bueiros abertos eram um risco para moradores do Guará II

Por Gizella Rodrigues, da Agência Brasília | Edição: Mônica Pedroso

Recolocação de tampas roubadas para evitar acidentes no Guará II| Foto: Divulgação/GDF Presente

Circular de carro pelas novas quadras do Guará, região conhecida como Cidade do Servidor, era um perigo. As tampas de cerca de 60 bocas de lobo das QEs 48 a 58 tinham sido furtadas e os bueiros abertos nas ruas traziam riscos para veículos e pedestres que trafegam por ali diariamente. Agora, porém, as tampas de ferro estão sendo repostas em uma ação envolvendo o GDF Presente, a administração regional e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

Os bueiros abertos se transformaram em buracos profundos. “Se um carro caísse nos buracos ia estragar muito porque era bem fundo”, conta o coordenador do Polo Central do programa, Luciano Almeida. Agora, para evitar novos furtos, as tampas estão sendo reforçadas com massa asfáltica. “A gente tinha acabado de fazer a troca das tampas danificadas”, afirma a administradora Luciane Quintana.

Naquela localidade, o governo vem realizando uma série de serviços. Esta semana, em apenas um dia, juntamente com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), as equipes recolheram 100 toneladas de entulho, pneus e inservíveis de uma área pública usada irregularmente como transbordo. “O SLU recolhe lixo aqui três vezes por semana”, diz o coordenador do Polo Central.

A administradora do Guará faz um apelo para que a população descarte os rejeitos, especialmente os pneus, no Papa Entulho, que fica próximo à feira do Guará. “É preciso haver uma conscientização dos moradores, o pneu acumula água das chuvas e pode ser um criadouro do mosquito da dengue”, pede. “Nosso papa entulho é bem localizado, em uma região central da cidade”, ressalta.

O Polo Central também fez a limpeza das ruas do bairro Lúcio Costa. Em um dia foram recolhidas 20 toneladas de entulho e inservíveis, além de operações tapa-buracos em várias quadras. Só na QE 28, foram usadas 2.680 toneladas de massa asfáltica.

Aplicação de massa asfáltica marca ações do GDF Presente| Foto: Divulgação/GDF Presente

Estrutural

O GDF Presente também passou pela Estrutural, onde as equipes recolheram das ruas mais de 100 pneus e 250 toneladas de entulho, inservíveis e resto de podas. O Polo Central ainda fez operações tapa buracos na Cidade do Automóvel e nos setores Central, Oeste e Leste. Lavaram a praça do Setor Leste e a entrada da Feira Permanente. Com apoio do SLU, fizeram frisagem e pintura dos meios-fios.