08/02/2021 às 12:53, atualizado em 08/02/2021 às 17:16

Trânsito facilitado para moradores da Fercal

Máquinas ajustam 6 km de via usada como ligação entre as comunidades Rua do Mato e Boa Vista e vai beneficiar cerca de 400 habitantes da região

Por GIZELLA RODRIGUES, DA AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: ABNOR GONDIM

Ajustes de vias sem pavimentação na Comunidade Bananal, na Fercal / Divulgação: GDF Presente

O trânsito de veículos entre a comunidade Rua do Mato e a comunidade Boa Vista, na Fercal, vai ficar mais fácil. O GDF Presente, com apoio da Administração Regional da cidade, trabalha na manutenção da via de terra com 6 quilômetros de extensão que liga as duas comunidades. Até agora, foram utilizadas 840 toneladas de expurgo de brita para tapar os buracos na estrada causados pelas chuvas. Pelo menos 100 famílias que moram no local serão beneficiadas.

O Polo Área Norte está executando inúmeras melhorias na região administrativa. As equipes também fazem a limpeza de bacias de contenção das águas da chuva e constroem saídas de águas pluviais na estrada.

Segundo Ronaldo Alves, coordenador do Polo Área Norte, os moradores da região disseram que um trabalho deste porte nunca tinha sido realizado naquela via. “Essa pista é muito utilizada, pois serve de rota mais curta entre a DF-150 e a DF-205. Ela corta por dentro da comunidade Rua do Mato e chega à comunidade Boa Vista”, explica.

Uma patrol, uma pá carregadeira, um caminhão pipa, quatro caminhões trucados e uma são empregados na via entre as duas comunidades. A brita utilizada na compactação do solo, fundamental para o bom acabamento do serviço, foi doada pela Pedreira Contagem.

O aposentado Pedro Luiz de Oliveira, 68 anos, tem uma chácara na comunidade Boa Vista há cerca de 30 anos e diz que nunca viu uma obra tão grande no local. “Tenho uma casa em Sobradinho II, mas fico mais aqui. Antes tinha muito buraco e lama. A comunidade está toda agradecida e muito satisfeita. Está muito bem feito”, diz.

Melhor que asfalto

[Olho texto=”Está ficando melhor que muitos trechos asfaltados”,” assinatura=”Fernando Gustavo Lima da Silva, administrador da Fercal” esquerda_direita_centro=”centro”]

O administrador da Fercal, Fernando Gustavo Lima da Silva, diz que o patrolamento feito na via tem tanta qualidade que se assemelha a uma pavimentação. “Está ficando melhor que muitos trechos asfaltados”, afirma. Segundo ele, a manutenção da pista foi feita no final do ano passado, mas a administração não tinha autorização dos órgãos ambientais para utilizar o expurgo de brita, e o trabalho foi danificado pelas chuvas.

[Numeralha titulo_grande=”840 toneladas de expurgo de brita ” texto=”Material foi usado para tapar buracos causados pela chuva” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O GDF Presente também ajusta vias sem pavimentação na comunidade Bananal. Nesse trabalho, além de duas máquinas do polo, são utilizadas a patrol e caminhão pipa da administração e quatro caminhões trucados extras, cedidos pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Em quatro dias de trabalho, 76 toneladas de expurgo de brita foram compactadas no solo.

As máquinas também são utilizadas na abertura de vala e preparação para colocação de manilhas para escoamento de águas pluviais na Comunidade Fercal 2. “As chuvas tornaram a rua intransitável, mas vamos arrumar”, diz Ronaldo Alves. A retirada de galhos e árvores derrubadas pelas chuvas na quadra 2, da comunidade Bananal e operações tapa-buracos na rua principal da comunidade Bananal também estão na lista de melhorias feitas na Fercal. Após a fresagem e reenquadramento dos buracos com a máquina bobcat fresadora, foram depositadas 10 toneladas de massa asfáltica.