09/02/2021 às 18:51, atualizado em 09/02/2021 às 18:57

Funcionários do Hospital de Base debatem melhorias

Após passar pelas seis UPAs, chega ao HB o projeto Em Pauta, conduzido pela vice-presidência do Iges-DF

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

O encontro reuniu funcionários da Unidade de Terapia (UTI) Trauma, da Emergência, da Vigilância Epidemiológica e da Manutenção Predial| Foto: Marina Mercante/Iges-DF

A vice-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), Mariela Souza de Jesus, ouviu, nesta terça-feira (9), demandas e sugestões de colaboradores do Hospital de Base (HB) para a melhoria dos serviços oferecidos no local. Foi o sétimo encontro do Em Pauta, projeto que já passou pelas seis unidades de pronto atendimento (UPAs) do DF.

Em formato participativo, o encontro reuniu funcionários da Unidade de Terapia (UTI) Trauma, da Emergência, da Vigilância Epidemiológica e da Manutenção Predial. Para atender a todos os setores, a visita no HB foi dividida em dois dias e continuará nesta quinta-feira (11).

Durante a reunião de hoje, o médico Gilvan Ferreira sugeriu que o Iges estimule os profissionais da área de ortopedia a compartilharem resultados em um banco de dados. “A partir do momento em que eu tenho um registro dessas informações, consigo definir diagnósticos mais precisos e quais são os pontos para otimizar a nossa assistência”, destacou.

Já a fonoaudióloga Viviane Wesgueber destacou a contribuição da fonoaudiologia para a comunicação em tempos de pandemia. “Com a máscara, hoje, o diálogo se torna mais difícil”, observou. “Isso é visto principalmente na portaria central, onde os pacientes passam os dados pessoais para entrar no hospital.”

Para melhorar esse cenário, ela propôs uma capacitação guiada aos colaboradores que ficam na entrada. “Com um treinamento, eles podem aperfeiçoar a gesticulação e criar estratégias pessoais para gerar a identificação do paciente”, apontou Viviane.

Além desses temas, os participantes trataram de melhorias na infraestrutura do hospital, do aperfeiçoamento da comunicação visual e da necessidade de redução de burocracias. “Nós ficamos bem satisfeitos com esse primeiro encontro, que nos possibilitou conhecer mais de perto a realidade vivenciada pelos profissionais”, disse a vice-presidente. “Vamos dar seguimento com os demais setores na próxima visita, para, juntos, encontrarmos maneiras de solucionar tudo o que estiver ao nosso alcance”, acrescentou Mariela.

Farmácia de Estoque do HB | Foto: Marina Mercante/Iges-DF

Visitação no HB

Após a reunião, Mariela aproveitou para visitar as instalações do Hospital de Base. Acompanhada do superintendente operacional do HB, Dayvson Franklin de Sousa, ela passou pelo Pronto-Socorro, pelo Ambulatório, pela Farmácia de Estoque e pela Psiquiatria.

Também participaram da visita o infectologista Paulo Cortez; a gerente de Enfermagem do Hospital de Base, Thaís Ribeiro dos Santos Dias; e a coordenadora da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Vera Lúcia Bezerra.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Em Pauta
O Em Pauta é uma das ações oferecidas pelo programa Reconhecer, que busca a valorização profissional. Nos encontros, iniciados em 2020, o objetivo é aproximar a diretoria dos colaboradores do Iges.

Ao fim de cada visita, a diretoria apresenta aos demais setores do instituto os pontos destacados pelos colaboradores para elaboração de propostas e avaliação das sugestões apresentadas.

A ação já passou pelas seis UPAs do Iges, e a previsão é que, até março, todas as visitas sejam concluídas.

*Com informações do Iges-DF