09/02/2021 às 20:29, atualizado em 09/02/2021 às 21:38

Uma Agência do Trabalhador mais confortável

Após reforma, unidade de Brazlândia ganha brinquedoteca e salas para processo seletivo. Quinze carros são entregues para fomento do microcrédito

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

A agência foi totalmente reformada e agora tem salas para processo seletivo, atendimento ao microcrédito e qualificação profissional | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Uma nova Agência do Trabalhador de Brazlândia foi entregue à população nesta terça-feira (9). Criada no início da década de 90, pela primeira vez a unidade foi totalmente reformada. As obras avançaram pela parte estrutural e elétrica até a troca do mobiliário. Agora, quem visita o espaço vê uma agência mais ampla, com salas para processo seletivo, atendimento ao microcrédito e qualificação profissional, além de uma brinquedoteca para os filhos de pais que estão sendo atendidos.

Confira o vídeo:

O investimento na reforma foi de mais de meio milhão – provenientes de emenda parlamentar do vice-líder do governo na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o deputado Robério Negreiros. A obra gerou 26 oportunidades de emprego. Durante a inauguração, também foram entregues quinze carros aos agentes de crédito do programa Prospera, iniciativa que concede empréstimos para fomento do empreendedorismo. A frota será utilizada para que os agentes possam realizar mais atendimentos.

[Numeralha titulo_grande=”163 mil” texto=”pessoas buscaram atendimento em 2020 nas Agências do Trabalhador do DF” esquerda_direita_centro=”centro”]

Durante a inauguração da agência, localizada no setor norte, próxima à rodoviária da cidade, o governador Ibaneis Rocha lembrou as ações do Executivo para gerar emprego e renda na capital. “Arrumamos a casa, acabamos com a Difal, fizemos o Refis [Programa de Incentivo à Regularização Fiscal], desenvolvemos projetos junto à Câmara Legislativa do DF. Tudo isso para que os empresários voltassem a investir e empregar pessoas”, destacou.

Na inauguração, também foram entregues quinze carros aos agentes de crédito do programa Prospera, iniciativa que concede empréstimos para fomento ao empreendedorismo| Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

“Acreditamos que 2021 será o ano do emprego, então nada melhor do que inaugurar uma agência do trabalhador que será tão importante para a comunidade local”, ressaltou Ibaneis. “Mesmo em meio a uma pandemia, não deixamos a cidade parar, continuamos a fazer obras e a buscar recursos. Os próximos meses serão de muitas entregas e início de obras”, adiantou.

O secretário de Trabalho, Thales Mendes, contou que o espaço pertencia a Sociedade de Abastecimento de Brasília (SAB) e foi doado para a pasta em 2020. “Desde então, começamos o processo de transformação para atender melhor a população e oferecer conforto e segurança para usuários e funcionários. Com a revitalização de toda a parte estrutural e mobiliários, será possível aumentar o atendimento na unidade”, garante.

[Olho texto=”Acreditamos que 2021 será o ano do emprego, então nada melhor do que inaugurar uma agência do trabalhador que será tão importante para a comunidade local” assinatura=”Ibaneis Rocha, governador” esquerda_direita_centro=”centro”]

O deputado distrital Robério Negreiros destinou emendas para a reforma da agência e reforça que a unidade terá papel fundamental após a pandemia. “Muitas pessoas perderam seus empregos com a crise. Precisamos ajudá-las a terem outras oportunidades para mudar essa realidade”, salientou.

Os pais também podem contar com uma brinquedoteca para seus filhos, enquanto são atendidos | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Aprovação

Luciano Carvalho, 43 anos, foi em busca de uma oportunidade de emprego na manhã desta terça (9) e aprovou a reforma do espaço. “A situação estava precária, fazendo com que o atendimento ficasse comprometido. Agora temos um local melhor e confortável. O GDF está de parabéns”, elogiou o morador de Brazlândia.

Chefe do setor de Microcrédito, Cristiane Santos, 40 anos, está encantada com o novo local de trabalho. Há quase dois anos na agência, ela acredita que a revitalização do espaço proporciona melhora no atendimento. “Parecia um galpão abandonado, era muito quente, a sala de espera era bem desconfortável, mas mesmo assim nós adaptávamos para atender a todos da melhor forma possível”, lembra a funcionária.

Atendimento
A Agência do Trabalhador oferece diariamente vagas do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e encaminha candidatos que se apresentam às empresas, além de ofertar serviço de entrada ao seguro desemprego, suporte à emissão da nova Carteira de Trabalho Digital, serviços de solicitação de microcrédito e de qualificação em cursos profissionalizantes da Secretaria de Trabalho.

Em 2020, 163 mil pessoas buscaram atendimento nas 17 Agências do Trabalhador do DF. Nas agências, um dos serviços mais procurados foi a oferta de vagas de emprego – 16 mil vagas. No ano passado, também foram inseridos 4.343 trabalhadores no mercado e inscritos 23 mil pessoas no sistema público de emprego. Dezoito mil interessados foram encaminhados para processos seletivos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Em Brazlândia, foram realizados 8.130 atendimentos, 1.080 encaminhamentos de trabalhadores para vagas de emprego e 898 inscrições na Plataforma do Sistema Público de Emprego.

 

Serviço

Agência do Trabalhador de Brazlândia
Endereço: SCDN Bl. K Lj. 01/05
Horários de atendimento: 8h às 17h.

* Com informações da Secretaria de Trabalho