09/02/2021 às 12:40, atualizado em 16/02/2021 às 19:23

Visite o Museu Virtual e Comunitário de Brazlândia

Criado pela própria administração regional, espaço resgata a história da cidade e do DF e está aberto à contribuição popular

Por LÚCIO FLÁVIO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: ABNOR GONDIM

Santuário do Menino Jesus faz parte do roteiro turístico, que vai ganhar destaque no museu virtual. Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

No princípio, tudo se resumia a um pedaço de chão no extremo Oeste do quadradinho que um dia viria a ser o DF. Era ali que ficava a Fazenda Chapadinha, nome que nasceu por conta da topografia local, ou seja, um local muito plano, achatado, chapado. Nos anos 30, ao municipalizar a região, resolveram homenagear os maiores proprietários da redondeza, os mineiros Braz de Lima, daí o nome Brazlândia.

Essas e outras histórias peculiares poderão agora ser pesquisadas no Museu Virtual criado pela Administração Regional (AR) da localidade. A palavra-chave nessa ação é resgate histórico. “O objetivo é aproximar a comunidade de Brazlândia à nossa história por meio da Administração”, observa Marcelo Gonçalves da Cunha, que exerce, interinamente, a chefia da Administração. “Percebemos que a nossa história estava se perdendo, então promovemos esse resgate tendo como aliado a tecnologia”, destaca

Relatos de pioneiros

A ideia é que os próprios moradores da cidade e historiadores possam fornecer fotos, escritos, vídeos para ajudar a alimentar o portal, que já conta com alguns arquivos interessantes. Um dos destaques, por exemplo, é um vídeo de pouco mais de 14 minutos com imagens antigas e relatos de pioneiros da cidade.

Em um dos trechos, dona Zica, que chegou ao local em 1959, conta como seu restaurante e pensão serviram de apoio tanto para os operários que trabalhavam na construção das estradas, quanto para os viajantes de passagem para o Sul.

“Todos eles pegavam comidas na minha casa, era um movimento que só vendo”, lembra, numa entrevista registrada nos anos 80. “Vinham dois caminhões, um 10h30 e outro 11h30, era uma média de 230 marmitas”, detalha, referindo-se aos transportes da empresa Rabelo, uma das companhias que participaram da construção da capital.

[Olho texto=”Com o museu, queremos resgatar e registrar fatos que servirão de pesquisa para as gerações futuras, queremos deixar essa ação de preservação da nossa história como legado” assinatura=”Valdeci da Silva Duarte, gerente de Cultura da Administração Regional de Brazlândia” esquerda_direita_centro=”centro”]

“Com o museu, queremos resgatar e registrar fatos que servirão de pesquisa para as gerações futuras, queremos deixar essa ação de preservação da nossa história como legado”, reforça o gerente de Cultura da Administração Regional de Brazlândia, Valdeci da Silva Duarte. “Vamos dar publicidade à iniciativa, visando buscar, junto à comunidade local, colaboração para abastecer nosso museu. Brazlândia faz parte da rota do turismo do DF, também queremos contar um pouco sobre o turismo da cidade”, planeja.

O turismo da região é forte e emblemático. Além da Festa do Morango – uma das mais tradicionais do DF – e a Festa da Goiaba, o local é um dos pontos favoritos dos brasilienses para desfrutar as belezas naturais, brindando o visitante com belas cachoeiras, fazendas históricas e o cartão-postal da cidade, a Lago Veredinha. A cultura religiosa, bastante predominante na região, está presente em eventos cristãos como o Encontro da Mãe com o Filho, a Marcha para Jesus, encontros de Folia de Reis e do Divino Espírito Santo, entre outras festividades. A cidade abriga um dos maiores templos católicos do país, o Santuário Menino Jesus.

Para as próximas gerações

Dando um rolé virtual pelo portal, as novas gerações de moradores de Brazlândia e até mesmo quem mora em qualquer cidade do DF terão acessos a informações preciosas. Uma delas é o por quê de a data de aniversário da cidade ser celebrada no dia 5 de junho. Ali ficarão sabendo que é porque justamente nesse dia, há 87 anos, em 1933, seria criada a subprefeitura da cidade. Outro dado histórico relevante, que às vezes passa despercebido para muita gente, é que muitas fazendas antigas da região desapareceram após o represamento do Rio Descoberto, que deu origem à barragem que abastece mais de 80% de toda a água de todo o Distrito Federal.

[Olho texto=”É uma cidade acolhedora, aconchegante, uma velha senhora de 88 anos, forte e viva como nunca” assinatura=” Marcelo Gonçalves da Cunha, administrador interino de Brazlândia” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Registros dos primeiros times de futebol da cidade – como o Clube Atlético Brazlândia, Sociedade Esportiva Madureira e o Renner Sport Clube –, uma galeria de fotos de todos os administradores e imagens que mostram o desenvolvimento da RA compõem , por enquanto, o acervo digital do portal. “Brazlândia é uma cidade tradicional, temos característica interiorana e essa esfera se perpetua por muitos anos”, comenta o administrador interino, Marcelo Gonçalves. “É uma cidade acolhedora, aconchegante, uma velha senhora de 88 anos, forte e viva como nunca”, ressalta.