12/02/2021 às 14:46, atualizado em 12/02/2021 às 14:51

Governo investe R$ 32 mi na Avenida Paranoá

Licitação das obras saiu no DODF desta sexta (12). Serviços contemplam drenagem, pavimentação e acessibilidade, gerando 150 novos empregos

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

Arte: Secretaria de Obras

Uma das principais vias para a mobilidade urbana da Região Administrativa do Paranoá será totalmente reformada e requalificada pelo Governo do Distrito Federal. A licitação para a contratação de empresa responsável pelas obras foi marcada para 19 de março. No local, serão investidos R$32 milhões e gerados cerca de 150 empregos diretos e indiretos.

“A requalificação desta importante via comercial do Paranoá, além de incluir serviços de revitalização das calçadas e do asfalto, visa atender ao perfil da população local que utiliza mais o transporte coletivo e faz opção pelo uso da bicicleta. Desta forma, privilegiando-se a mobilidade a pé e o pedestre, somada à arborização que será implementada, a via ganha um caráter de boulevard”, explica Luciano Carvalho, Secretário de Obras.

[Olho texto=”Desta forma, privilegiando-se a mobilidade a pé e o pedestre, somada à arborização que será implementada, a via ganha um caráter de boulevard” assinatura=”Luciano Carvalho, secretário de Obras” esquerda_direita_centro=”direita”]

Com 2,7km de extensão, a previsão é que, após a obra, as calçadas próximas às edificações tenham passeios livres de três metros para circulação em quase toda a Avenida. Algo bem distinto da realidade atual, na qual os pedestres têm de disputar espaço com os veículos. Para isso, as dimensões da faixa de rolamento e do espaço de estacionamento serão diminuídas.

“Essa redução não vai impactar no trânsito. De acordo com o projeto da obra, mesmo com as alterações, serão mantidas as atuais 732 vagas de estacionamento e as duas faixas de rolamento em cada sentido. A novidade é o espaço dedicado ao pedestre”, destaca Ery Brandi, subsecretária de projetos do GDF.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Outro destaque desta importante avenida é a arborização que será implementada com diferentes espécies vegetais, tais como ipês, areca, pata de vaca e pau ferro. A ciclovia existente no canteiro central será preservada e revitalizada. Já as paradas de ônibus serão alinhadas com a calçada e irão contar com a instalação de rampas e pisos podotáteis.

*Com informações da Secretaria de Obras