12/02/2021 às 14:17, atualizado em 12/02/2021 às 15:10

Estádios estão aptos para receber partidas do Candangão

MPDFT arquiva procedimentos de fiscalização após verificar boas condições de uso durante a realização do campeonato

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Força-tarefa, formada por vários órgãos do GDF, também visitou o estádio Elmo Serejo Farias, o Serejão, em Taguatinga | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) arquivou o procedimento administrativo de fiscalização nos estádios do DF. O órgão averiguou que a maioria das questões foi sanada pelo grupo de trabalho formado pelo GDF, em junho de 2020, sob a coordenação da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL). A força-tarefa teve a proposta de encontrar e solucionar possíveis pendências nesses espaços esportivos, como confecção de laudos de vistoria e implementação de reformas de saneamento necessárias e adequação dos equipamentos públicos para as competições.

“Após identificarmos problemas nos laudos dos estádios, logo quando assumimos a pasta do Esporte, foi montada uma força-tarefa com vários órgãos do GDF para solucionar essas pendências e deixar os locais aptos para receberem as partidas do Candangão, dentro dos protocolos permitidos. E o Ministério Público concluiu que conseguimos solucionar essas questões”, avalia a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira de Oliveira.

Segurança

A força-tarefa foi composta por representantes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), Vigilância Sanitária e Defesa Civil. O grupo visitou 12 estádios do DF e avaliou questões como segurança, estrutura, engenharia, acessibilidade, conforto das instalações, prevenção de combate a incêndio e condições sanitárias de higiene. Após as adequações necessárias foi possível a confecção de laudos de vistoria.

A previsão é que, neste ano, antes do início do Candangão 2021, seja realizada nova força-tarefa, novamente coordenada pela pasta do Esporte, que deve voltar a vistoriar os estádios do DF para verificar se há novas melhorias a serem feitas.

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer