15/02/2021 às 11:28, atualizado em 15/02/2021 às 12:08

CEB faz procedimento para abertura de comportas do Paranoá

Companhia pede que a população fique atenta ao aumento do nível do rio e respeite as medidas de segurança

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Com as fortes chuvas que vêm caindo em todo o Distrito Federal e arredores, o reservatório de águas do Lago Paranoá alcançou, na madrugada de hoje, a cota de 1.000,60 metros. Desta forma, a CEB Geração informa que, a partir das 12h de hoje, após o sobrevoo de helicóptero realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal – CBMDF, com a finalidade de controlar o volume de água represado, adotará o procedimento de abertura de comportas da Barragem do Paranoá, atendendo aos protocolos de segurança.

[Numeralha titulo_grande=”1.000,60 metros” texto=”Cota atingida na madrugada desta segunda-feira, provocada pelas fortes chuvas que caem no DF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Os três primeiros meses de do ano são os mais chuvosos no Distrito Federal. Com o aumento do volume de água, a equipe técnica da CEB Geração sinalizou a necessidade iminente de abertura das comportas do vertedouro da Barragem Paranoá”, explica o Diretor-Geral da CEB Geração, Eduardo Roriz. “Essa ação é necessária para que os níveis da Barragem permaneçam dentro de patamares confortáveis e em conformidade com as normas técnicas”, completa ele.

“Será a primeira abertura de comportas após termos investido na completa renovação do sistema de notificação sonora da Barragem”, lembra o Presidente da CEB, Edison Garcia. “Todo o trabalho de preparação do sistema, desenvolvido pelas equipes da CEB Geração durante a pandemia, agora será finalmente utilizado para alertar a população ribeirinha sobre a abertura de comportas e os riscos à jusante da barragem”, completou.

[Olho texto=”Todo o trabalho de preparação do sistema, desenvolvido pelas equipes da CEB Geração durante a pandemia, agora será finalmente utilizado para alertar a população ribeirinha sobre a abertura de comportas e os riscos à jusante da barragem” assinatura=”Edison Garcia, presidente da CEB” esquerda_direita_centro=”direita”]

O monitoramento e controle do nível do lago é uma atribuição da CEB Geração, que desde ontem tem se preparado para a abertura de comporta, conforme procedimento operacional de controle vazão da Barragem Paranoá.

Deste modo, nesta manhã (15.02), a Companhia notificou a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros e demais órgãos competentes, para mobilização na execução do procedimento, com de sobrevoo de helicóptero, antes da abertura das comportas, nas áreas a jusante da barragem e aviso in loco nas comunidades. O alerta tem a finalidade de avisar a população para que fique atenta às mudanças repentinas no volume do Rio Paranoá. Pedimos para que se evite circular às margens do Rio, o que inclui a prática de pesca e banho no local.

*Com informações da CEB Geração