19/02/2021 às 11:19, atualizado em 19/02/2021 às 16:04

Bibliotecas adotam sistema drive-thru para devolução de livros emprestados

Em esquema de mutirão, BNB e BPB se unem em prol do recolhimento do acervo para realização de inventário

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

Com a expectativa de recolher quase cinco mil empréstimos realizados no início de 2020, os servidores responsáveis pelo acervo das duas bibliotecas atuarão com o apoio do quadro da segurança e colaboradores da limpeza e conservação dos espaços culturais | Fotos: Divulgação/Secec

Depois de quase um ano fechadas em razão da pandemia da Covid-19, a Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) e a Biblioteca Pública de Brasília (BPB) iniciam processo de reabertura. A partir da próxima segunda-feira (22), passam a atender o público por sistema de drive-thru. Nessa primeira fase, os pontos culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) oferecem o serviço de devolução do acervo emprestado antes de 17 de março de 2020 sem a cobrança de qualquer penalidade aos usuários.

“Essa é uma primeira fase. O próximo passo é o retorno aos empréstimos”, revela a diretora da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), Elisa Raquel Oliveira. Seguindo os protocolos de medidas preventivas para a Covid-19, o mutirão de recolhimento será de 30 dias, de segunda a sexta-feira. Haverá uma tenda em frente à porta principal da Biblioteca Nacional e no portão da entrada de serviço do estacionamento da Biblioteca Pública de Brasília (entrequadras 312/313 Sul).

Inventário

Após a devolução, as obras recolhidas passarão por higienização e por um período de isolamento, sendo acomodadas em local arejado em estante isolada dos demais livros do acervo literário

Com a expectativa de recolher quase cinco mil empréstimos realizados no início de 2020, os servidores responsáveis pelo acervo das duas bibliotecas atuarão com o apoio do quadro da segurança e colaboradores da limpeza e conservação dos espaços culturais. Durante o mutirão, toda a equipe usará os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs).

Após a devolução, as obras recolhidas passarão por higienização e por um período de isolamento, sendo acomodadas em local arejado em estante isolada dos demais livros do acervo literário. Os usuários que devolverem os livros deverão aguardar o comprovante de devolução após o período de dez dias, prazo mínimo recomendado para a quarentena.

Elisa Raquel explica que o drive-thru surgiu da necessidade de concluir o inventário do espaço, principalmente para poder retomar os empréstimos e renovações de livros, além de manter o vínculo entre usuário e biblioteca.

“Atualmente há 3.245 itens bibliográficos do acervo emprestados. Todas as medidas sanitárias e observância ao protocolo de medidas preventivas contra a Covid-19 da BNB serão adotadas, para manter em segurança dos servidores e do público”, destaca.

A gerente da Biblioteca Pública de Brasília, Sheila Gualberto, considera prudente a iniciativa, num momento em que a população necessita de respostas quanto à continuidade de serviços importantes oferecidos pelas bibliotecas públicas.

“É de suma importância darmos esse retorno à sociedade, uma vez que esses livros fazem parte do acervo das bibliotecas, onde serão recebidos e acondicionados devidamente, para posteriormente, num segundo momento, estarem novamente disponíveis para empréstimo”, arrematou.

Drive-thru da BNB e da BPB

Usuários da Biblioteca Nacional de Brasília

  • Local de recebimento: rotatória em frente à entrada da Biblioteca Nacional de Brasília.
  • Horário de atendimento: das 9h às 17h.

 Usuários da Biblioteca Pública de Brasília, entrequadras 312/313 Sul

  • Local de recebimento: portão de estacionamento da BPB.
  • Horário de atendimento: das 9h às 17h.

* Com informações da Secec