22/02/2021 às 17:12, atualizado em 22/02/2021 às 17:48

Vacinação de agendados para a segunda dose da CoronaVac é tranquila

Primeiro dia transcorre sem filas, sem aglomerações e com tempo curto de espera, de acordo com o planejado pela Secretaria de Saúde

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

Secretário de Saúde Osnei Okumoto lembra que o agendamento evita aglomerações e proporciona maior comodidade,  principalmente neste período de muita chuva em todo o DF | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

Começou, nesta segunda-feira (22), a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 nas pessoas que optaram por fazer o agendamento pelo site da Secretaria de Saúde. No total, são 13 postos de vacinação no formato drive-thru no Distrito Federal. A lista completa dos postos de vacinação pode ser consultada aqui.

No drive-thru montado no estacionamento do shopping Iguatemi, a vacinação estava seguindo com bastante tranquilidade, tendo em vista que todos os usuários que procuraram a unidade estavam agendados.

“O agendamento evita aglomerações e proporciona maior comodidade, principalmente neste momento de muita chuva em todo o DF. Dá mais conforto e evita aglomerações como as vistas no início da campanha”, afirma o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, que esteve no local para verificar o andamento do processo.

[Olho texto=”No momento do atendimento o usuário leva impresso a ficha de cadastro preenchida, documento com foto, cartão de vacinação com o comprovante da primeira dose e o comprovante do agendamento” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

De acordo com Okumoto, a Secretaria de Saúde estuda a possibilidade de estender o agendamento para a marcação da primeira dose também, dependendo do quantitativo de doses que venha a ser entregue ao Distrito Federal pelo Ministério da Saúde. “Se recebermos uma boa quantidade de doses, vamos ampliar a vacinação para idosos de 78 anos e, quem sabe, agendar essa vacinação, para evitar tumultos e longas filas de espera”, destaca.

No momento do atendimento o usuário leva impresso a ficha de cadastro preenchida, documento com foto, cartão de vacinação com o comprovante da primeira dose e o comprovante do agendamento. O servidor faz a conferência no sistema no momento e autoriza a aplicação da vacina.

O fisioterapeuta Vitor Hugo da Silva, 30 anos, contou que fez o agendamento no último domingo (21) e achou a iniciativa prática e de fácil acesso. “Gostei muito de agendar a segunda dose, é bem mais rápido e prático, além de evitar filas e aglomerações”, avalia.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

Para Wilma Bastos da Silva, de 84 anos, o agendamento foi maravilhoso, porque além de ser mais rápido e prático ainda é mais cômodo. “Na primeira dose eu fiquei mais de 2h30 esperando na fila, dentro do carro, até passei mal de nervoso. Agora vir aqui, com horário marcado e só chegar e vacinar é bom demais, maravilhoso”, disse.

*Com informações da Secretaria de Saúde