25/02/2021 às 17:19, atualizado em 25/02/2021 às 18:43

Escoamento de águas pluviais é prioridade atual do programa

Construções de canais e bacias alternativas de contenção das chuvas são alguns dos serviços realizados em diversos pontos do DF

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

No núcleo rural Alexandre Gusmão, as chuvas provocaram alagamentos intensos nas estradas vicinais, muita lama e deixaram moradores ilhados | Foto: GDF Presente

As equipes do GDF Presente vêm se dividindo por todas as regiões administrativas (RAs) para prevenir e, também, remediar os danos causados pelas fortes chuvas. E um dos trabalhos mais solicitados é a construção e manutenção dos canais de escoamento de águas pluviais.

[Olho texto=”“A água das estradas estava batendo acima dos joelhos de quem atravessava. Muitos carros nem passavam ali mais, para evitar danos”” assinatura=”Carlos Alberto Carvalho, produtor rural” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Seja na área rural ou em bairros centrais das RAs, situações de alagamento se tornaram comuns com o volume maior das chuvas. O núcleo rural Alexandre Gusmão, no Incra 7, entre Ceilândia e Brazlândia, não escapou dos prejuízos há dez dias. Alagamentos intensos nas estradas vicinais, muita lama e moradores ilhados.

Uma situação difícil, como conta o produtor rural Carlos Alberto Carvalho, 66 anos. “A água das estradas estava batendo acima dos joelhos de quem atravessava. Muitos carros nem passavam ali mais, para evitar danos”, relata. “Ela desce muito rápido de terrenos descampados, além dos temporais que vêm caindo”, acredita o morador.

O Polo Oeste do programa já está na região. Vinte manilhas de concreto estão sendo instaladas em um canal de aproximadamente 100 metros cavado pelos operários. Além da limpeza das bacias de contenção já existentes. Serviço executado por equipes do polo, da Administração Regional de Ceilândia e que tem o apoio da Novacap. Um trabalho que reúne ao todo 15 profissionais.

“É uma intervenção que não pode tardar. Tratar as bacias de contenção e a abertura de canais para o escoamento adequado da água. Aproveitamos ainda para nivelar e fazer a manutenção de mais de 1 km de estradas de chão ali no Incra 7”, explica o coordenador do polo, Elton Walcacer.

Trabalhadores do Polo Leste atuaram para fechar um enorme buraco que se abriu no Morro São Sebastião | Foto: GDF Presente

Área rural de São Sebastião

O bairro Morro da Cruz, em São Sebastião, por sua vez, sofreu na semana passada com a abertura de uma grande erosão. Homens do Polo Leste atuaram para fechar o buraco.

E também vêm instalando um conjunto de manilhas para direcionar toda a água para os bolsões de contenção. Uma forma de eliminar as imensas poças formadas na via não-pavimentada. O trabalho deve ser finalizado até o final da semana.

A outra localidade que vai receber este serviço do GDF Presente para o escoamento de águas pluviais, até o próximo final de semana, será a Colônia Agrícola Samambaia, próxima a Vicente Pires.

Uma canaleta de escoamento foi feita na QNL 10, em Taguatinga

Taguatinga

No Setor Norte de Taguatinga, quadra QNL 10, foi feita a construção de uma canaleta de escoamento. Ela tem 10 metros de extensão e foi instalada no asfalto de uma das avenidas.