02/03/2021 às 11:16, atualizado em 02/03/2021 às 14:25

Ibaneis na presidência do Consórcio Brasil Central até 2022

Passagem do cargo foi feita pelo governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, na manhã desta terça-feira (2)

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assumiu, nesta terça-feira (2), o cargo de presidente do BrC | Foto: Renato Alves / Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assumiu, nesta terça-feira (2), o cargo de presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC). O chefe do Executivo local cumprirá o mandato com duração de um ano no lugar do governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, que transmitiu o cargo em ato simbólico no gabinete de Ibaneis.

Durante o encontro, Mendes entregou ao governador um documento com as ações recentes do consórcio. Eles também conversaram sobre perspectivas do país e do Consórcio Brasil Central para 2021. A reunião contou com a presença do vice-governador Paco Britto.

[Olho texto=”“Vamos fazer, neste ano, um grande trabalho para ajudar toda a região Centro-Oeste e parte do Norte e Nordeste, que englobam esse consórcio”” assinatura=”Governador Ibaneis Rocha ” esquerda_direita_centro=”direita”]

O Consórcio Brasil Central é uma autarquia formada por sete governos estaduais: além do DF, integram o grupo Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins. O BrC é também a primeira autarquia composta por estados no Brasil e existe desde 2015, com o objetivo de estimular o desenvolvimento das unidades da federação participantes.

“Hoje eu tomei posse como diretor-presidente do BrC, um consórcio de grande importância porque faz compras compartilhadas com redução de preço. Só na compra de medicamentos, no ano que passou, houve uma redução de 30% no custo. É um consórcio que vem para desenvolver toda a região Centro-Oeste [e parte do Norte e Nordeste] de forma unificada. Vamos fazer, neste ano, um grande trabalho para ajudar toda a região Centro-Oeste e parte do Norte e Nordeste, que englobam esse consórcio. Vamos juntos trabalhar mais fortes”, destaca Ibaneis Rocha.

Perspectiva de avanços

[Numeralha titulo_grande=”R$ 1 bilhão” texto=”em créditos foram liberados pelo BRB” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“O governador Ibaneis Rocha assume agora como novo presidente com a sua experiência, competência e, acima de tudo, com a capacidade que ele tem de articular, sendo o governador do Distrito Federal. Nós acreditamos que o consórcio terá, nessa nova administração, avanços ainda mais importantes do que já teve em sua história”, ressalta Mauro Mendes, governador de Mato Grosso e agora ex-presidente do BrC.

A participação do DF como líder do consórcio já foi marcada por uma ação importante capitaneada pelo Banco de Brasília (BRB). O banco regional liberou uma linha de crédito de R$ 1 bilhão, divididos em cinco áreas: BRB Desenvolvimento, BRB Investimento, BNDES, Plano Empresário e Agronegócio. O BRB, inclusive, está presente em parte dos estados que compõem a autarquia: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.