05/03/2021 às 10:13, atualizado em 05/03/2021 às 16:42

População escolhe temas dos ‘Encontros para Pensar o Território’

Cada um dos oito eixos do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) teve um assunto votado por questionário virtual

Por Agência Brasília* I Edição: Carolina Jardon

A população do Distrito Federal escolheu os principais temas que serão debatidos nos Encontros para Pensar o Território, promovidos a partir do dia 17 deste mês. Ao todo, 204 pessoas votaram no questionário virtual aberto pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) para definir os assuntos abordados em cada eixo temático da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot).

Confira, abaixo, os temas mais votados para cada um dos oito eixos temáticos do Pdot.

Arte: Divulgação/Seduh

 

Com o questionário, a Seduh pretendeu mobilizar e engajar a sociedade no processo de revisão do Pdot. Qualquer cidadão podia preencher o formulário. Do total de votos registrados, 77,5% foram de pessoas que moram em áreas urbanas e 22,5% em áreas rurais. Mais da metade dos participantes (57,8%) são moradores do Plano Piloto.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Eles também tiveram a oportunidade de dar sugestões sobre assuntos de sua preferência em cada eixo temático do Pdot. As ocupações dentro das cidades e a regularização fundiária foram duas das propostas pedidas pela população.

“Brasília tem um histórico importante de ocupações informais, com muitos condomínios que nasceram assim. Sem mencionar as ocupações de caráter social. São temáticas muito presentes na história do Distrito Federal”, comentou a assessora da especial da Diretoria de Habitação da Subsecretaria de Políticas e Planejamento Urbano, Manuella Coelho.

Primeiro Encontro para Pensar o Território

A partir do resultado do questionário, a Seduh vai organizar os Encontros para Pensar o Território. A primeira reunião será realizada no dia 17 e vai abordar o eixo Habitação e Regularização.

Os encontros sempre serão virtuais, à noite e abertos à população, com um link de acesso sendo disponibilizado antes do início do evento. As reuniões sempre serão feitas semanalmente, às quartas-feiras.

O objetivo dos encontros é promover a educação urbanística e a conscientização em relação à importância do planejamento urbano e territorial, bem como suas consequências na vida da população.

* Com informações da Seduh