06/03/2021 às 10:16, atualizado em 06/03/2021 às 10:25

Escola de Música apresenta concerto virtual especial

Encerramento do Curso Internacional de Verão será transmitido no Youtube neste sábado (6), com obras em homenagem a Aldir Blanc e Ennio Morricone

Por Agência Brasília* I Edição: Carolina Jardon

Foram ofertadas 40 modalidades aos estudantes de todos os níveis, do básico ao avançado | Foto: Arquivo/Agência Brasília

O programa para o fim de semana está garantido, com o concerto virtual de encerramento da 42ª edição do Curso Internacional de Verão (Civebra). A atração será exibida partir das 20h deste sábado (6), no canal da Escola de Música de Brasília no YouTube.

O recital terá uma seleção de vídeos musicais enviados pelos professores que ministraram aulas on-line no curso. A obra de abertura terá os cravistas Isabela Kanji, Alessandro Santoro e Fernando Cortella. As interpretações serão voltadas às obras dos homenageados dessa edição, os compositores Ennio Morricone e Aldir Blanc.

O 42ª Civebra teve recorde de participação, com 9,3 mil inscrições. Letícia Georg faz parte desse time da música. Ela é estudante do curso técnico em clarinete.

“Eu participo do Civebra desde a edição de 2018, e essa foi a primeira vez que o curso foi de forma remota. Achei um ponto positivo ter aulas de um mesmo curso em todos os turnos, e as aulas continuaram tão legais e enriquecedoras quanto eram no presencial. Com certeza, faz falta a prática em grupo, mas compensou pelo fato de ter pessoas de vários estados conseguindo participar”, conta.

Foram ofertadas 40 modalidades aos estudantes de todos os níveis, básico ao avançado — como acordeom, arranjo, áudio e gravação, bateria, canto erudito, cavaquinho, contrabaixo, guitarra, percussão, piano, saxofone, trompa, oboé e violão, entre outras. As aulas foram ministradas durante duas semanas, de forma intensiva, em três turnos intercalados – manhã, tarde e noite.

“Em breve teremos um novo concerto para que os alunos do Curso de Verão possam mostrar seu talento musical com os resultados desses dias de aprendizado”, adianta o diretor da Escola de Música de Brasília (EMB), Davson de Souza.

Momento especial

O curso teve professores convidados de todas as regiões do Brasil e do exterior. Uma homenagem especial veio dos Estados Unidos. Júlio Ribeiro Alves foi aluno da EMB entre 1979 e 1989. Atualmente, é professor de violão erudito na Universidade Marshall (EUA).

O início de sua formação musical esteve intimidante ligado à escola. Foi lá também que ele conheceu o compositor Luciano Fleming. O mestre, que atuou na EMB por várias décadas, faleceu no ano passado, após ter contraído covid-19.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Ao som do violão, tocando uma composição do próprio Luciano Fleming, Júlio prestou essa homenagem em um momento especial do Civebra. “Eu reencontrei Luciano quando vim ao Brasil em 2018. De lá para cá retomamos o contato e ele me passou algumas peças de sua autoria. Estávamos trabalhando juntos nisso para uma gravação quando veio a notícia de que estava com covid-19, e seu falecimento alguns dias depois. Tenho certeza de que essa homenagem no encerramento do concerto é o sentimento partilhado por muitas pessoas. Ele era um compositor de muita relevância e importância no cenário da capital”, conta, emocionado.

Júlio acrescentou ainda que essa edição do Civebra foi uma oportunidade de mostrar a importância da música diante desse contexto de pandemia: “É uma coisa maravilhosa ver a música continuar a florescer, tantos professores com paixão e compromisso passando isso para outras pessoas”.

*Com informações da Secretaria de Educação