08/03/2021 às 14:28, atualizado em 08/03/2021 às 15:21

Patrolamento e retirada de entulho em Sobradinho II

Equipes do GDF Presente e da Administração Regional recuperam 6 km de estrada rural e retiram mais de 400 toneladas de materiais das ruas

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Equipe em ação: material inservível fora das ruas da cidade | Fotos: GDF Presente

Desde a última terça (2), o GDF Presente está nas ruas de Sobradinho II executando importantes serviços para as comunidades urbana e rural da região. No Vale dos Pinheiros, 6 km de estrada rural foram patrolados. Além disso, as equipes retiraram 440 toneladas de entulho e inservíveis descartados irregularmente pelas ruas.

[Numeralha titulo_grande=”440 toneladas” texto=”de entulho foram retiradas da ruas” esquerda_direita_centro=”centro”]

Uma das ligações entre Sobradinho II e Fercal, a estrada que passa pelo Morro do Sansão recebeu as máquinas e as equipes do Polo Norte do programa e da administração regional local para o patrolamento e recuperação de diversos pontos da via, danificada devido às intensas chuvas que caíram na região nas últimas semanas.

Prejudicadas com as chuvas, estradas ganham obras de recuperação

“Foi um serviço muito difícil, pois várias partes da estrada eram muito íngremes, a chuva castigou bem ali”, explica o coordenador do Polo Norte do GDF Presente, Ronaldo Alves. Os 6km da estrada recuperados no Vale dos Pinheiros abrangem um trecho que vai até a chegada na Comunidade Bananal, que integra a vizinha Fercal.

O patrolamento da via auxilia o escoamento da produção dos produtores rurais de Sobradinho II, beneficiando a economia da região. “Recebemos muitos agradecimentos dos agricultores”, relata o administrador de Sobradinho II, Osmar da Silva Felício. “Além de termos consertado a estrada, foram feitos também bolsões para reter a água da chuva e não deixá-la formar erosões”.

Entulho é recolhido das margens das vias

Limpeza nas ruas

As equipes do GDF Presente e da Administração Regional de Sobradinho escolheram a Avenida do Contorno e três quadras da área residencial – as AR 10, 11 e 12 – para o serviço de recolhimento de entulhos, inservíveis e orgânicos descartados em áreas de transbordo irregular.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Até o momento, 440 toneladas de materiais foram retiradas dessas localidades, e o serviço continua até esta terça (9). “É uma forma de trabalharmos também em prol da saúde, combatendo focos de dengue e chikungunya”, destaca o administrador regional de Sobradinho II.

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) também atuou na Avenida do Contorno e no bairro Buritizinho com podas de árvores.