09/03/2021 às 17:37, atualizado em 09/03/2021 às 18:08

Gênios abençoam 42º Curso Internacional de Verão de Brasília

Concerto final do Civebra, transmitido ao vivo e disponível no canal da Escola de Música, reverencia Aldir Blanc e Ennio Morricone

Por Agência Brasília*| Edição: Renata Lu

?Mas sei que uma dor assim pungente
Não há de ser inutilmente
A esperança
Dança na corda bamba de sombrinha
E em cada passo dessa linha
Pode se machucar

Azar!
A esperança equilibrista
Sabe que o show de todo artista
Tem que continuar?

Quando compôs esses versos, em 1978, Aldir Blanc se referia à opressão da liberdade nacional pela ditadura militar. Afirmava que a esperança, como um equilibrista, andava naqueles tempos por uma fina e tênue linha, mas tinha que seguir em frente, até que aquilo tudo acabasse.

Blanc morreu ano passado de covid-19. Seu verso, aplicado aos dias atuais, em que a mesma pandemia que o vitimou ainda assola o país, continuam vivíssimos.

[Olho texto=”“Hoje é uma felicidade enorme, junto com uma equipe maravilhosa e super competente, ter resgatado o Civebra aos seus moldes e princípios originais, ao mesmo tempo, dar um toque de modernidade com o advento do virtual e, com isso, ter alcançado estudantes que, pela distância onde moram, não conseguiam fazer aulas no curso”” assinatura=”Davson de Souza, diretor da Escola de Música e flautista” esquerda_direita_centro=”direita”]

Como se pôde ver no último sábado (6) no concerto de encerramento da primeira versão on-line do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (Civebra). O evento foi transmitido ao vivo no Youtube e ainda está disponível no canal da Escola de Música de Brasília.

Blanc foi um dos homenageados deste ano, de longe a maior de suas 42 edições, com mais de 9 mil estudantes de música inscritos. O outro homenageado foi o também genial compositor italiano Ennio Morricone, morto em 2020.

Segundo o diretor da Escola de Música e flautista Davson de Souza, tal homenagem surgiu inspirada por um resgate histórico importante e marcante para a música. Ambos os homenageados morreram em meio às tantas perdas do ano de 2020, mas deixaram um legado rico, que pulsa na veia da cultura mundial.

“No meio musical, a morte de Ennio Morricone foi uma grande perda. Ele foi um super compositor, com anos de história, tradição e composição de muitas trilhas sonoras de filmes famosos, que nos emocionaram e nos emocionam até hoje. Já Aldir Blanc tem um grande significado para a música popular brasileira e composições que marcam nossa história”, conta o diretor, ao explicar que tradicionalmente o Civebra faz referência a um grande compositor estrangeiro e outro nacional.

Morricone compôs mais de 400 partituras para o universo da televisão e do cinema, tendo mais de 100 obras clássicas. Encantou e ainda encanta o mundo com a construção de melodias e harmonias que marcam épocas e cenários únicos no imaginário social.

Assim, como ele, Aldir Blanc terá sempre um espaço no coração dos amantes da música. Parceiro na trajetória musical de João Bosco, Blanc é uma das figuras centrais na Música Popular Brasileira.

A união por meio do digital

Além do conteúdo marcante, os números também são significativos e históricos para o meio musical brasiliense, pois a Escola de Música está prestes a completar 55 anos.

[Numeralha titulo_grande=”9.300″ texto=”inscrições foram feitas para o 42º Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília” esquerda_direita_centro=”direita”]

Dessa forma, Davson de Souza celebra a possibilidade de proporcionar aulas on-line e, com isso, alcançar estudantes do extremo norte do país ao extremo sul. “Hoje é uma felicidade enorme, junto com uma equipe maravilhosa e super competente, ter resgatado o Civebra aos seus moldes e princípios originais, ao mesmo tempo, dar um toque de modernidade com o advento do virtual e, com isso, ter alcançado estudantes que, pela distância onde moram, não conseguiam fazer aulas no curso”, acrescenta.

O evento virtual contou com a participação de músicos de diferentes lugares do mundo, os quais têm relação afetiva com a Escola de Música. Cada apresentação foi gravada pelos próprios músicos e professores e, juntas, formaram um show repleto de significado. A conexão entre os protagonistas do palco ficou clara e transpareceu o sentido de união guiado pela admiração aos artistas homenageados.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

No início do evento, o Secretário de Estado de Educação do Distrito Federal, Leandro Cruz, falou sobre a importância de valorizar a cultura no contexto conflituoso causado pela Pandemia do covid-19. “Nesse ano de tantas notícias ruins, de tanta tristeza e de tanta angústia, o Civebra é uma ilha de alegria, uma ilha de amor e uma ilha de realizações na área cultural e educacional de Brasília”, falou o secretário, ressaltando a grandiosidade da edição deste ano, que teve recorde de participação, com 9.300 inscrições.

Ainda sobre a importância valorização da cultura musical em um contexto de distanciamento social, Davson de Souza defende a música como um meio de escape e reconexão com a própria essência. “Poder realizar um concerto desse jeito é muito interessante. Já que através do repertório da música você pode viajar pelo mundo e pelo tempo, é aí que a música salva”, acrescenta.

*Com informações da Secretaria de Educação