10/03/2021 às 17:31, atualizado em 10/03/2021 às 18:49

Mais de 500 carcaças retiradas das ruas

Equipes da operação visitaram, nesta quarta (10), a região de Planaltina

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Carros abandonados são recolhidos das ruas: menos chance para proliferação da dengue | Foto: Divulgação/SSP

[Numeralha titulo_grande=”510 ” texto=”veículos abandonados foram retirados das ruas” esquerda_direita_centro=”direita”]

Com a ação empreendida nesta quarta-feira (10) em Planaltina, chega a 510 o total de veículos retirados das ruas do DF por meio da operação DF Livre de Carcaças. Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), a ação integra a série de medidas adotadas pelo GDF para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti – transmissor de dengue, zika e chikungunya.

Também participam da operação as secretarias de Cidades, Executiva de Políticas Públicas e DF Legal, o Departamento de Trânsito (Detran), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) da Secretaria de Saúde (SES), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

“Estamos diante do enfrentamento da covid-19, com esforços concentrados para esse fim, mas não podemos deixar de dar atenção ao combate à dengue”, alerta o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres. “Continuamos nas ruas para retirada desse material, nessa ação que é pioneira no DF e agrega tantos órgãos, mostrando a capacidade de interlocução entre os envolvidos e evidenciando que esta é uma ação prioritária para o Governo do Distrito Federal.”

[Olho texto=”“Somos muito cobrados pela comunidade para que os espaços estejam limpos” ” assinatura=”Célio Rodrigues, administrador de Planaltina” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A retirada das carcaças contribui para o aumento da sensação de segurança da população, já que veículos abandonados podem servir como ponto de usuários de drogas ou esconderijos, lembra o secretário. “Retirá-los dá mais tranquilidade a quem diariamente passa por esses locais”, reforça.

Segundo o administrador regional de Planaltina, Célio Rodrigues, a população está afinada com essa iniciativa. “Somos muito cobrados pela comunidade para que os espaços estejam limpos”, conta. “A retirada desses materiais é um pedido que reiteradamente recebemos. A operação de hoje reforça nossas ações de combate à proliferação do mosquito causador da dengue e demais viroses”.

Esforço conjunto

A identificação do material a ser recolhido é feita pelos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), pela população e administrações regionais. “Pela proximidade e conhecimento da região, os Consegs são essenciais para a continuidade do trabalho, um elemento facilitador para as ações de segurança pública”, explica o coordenador dos Consegs do DF, Marcelo Batista. “As administrações também são fundamentais nesse trabalho, assim como a população”.

Conscientização

Além da retirada dos materiais, sempre é feito um trabalho educativo com moradores e donos de estabelecimentos que deixam as carcaças estacionadas em locais indevidos. Graças a essa iniciativa de conscientização, durante o período em que as equipes estiveram em Planaltina, 30 carros abandonados foram retirados das ruas.

O material recolhido é levado para o depósito do 3º Distrito Rodoviário, do DER, onde os agentes de Vigilância Ambiental aplicam soluções na água parada e fazem o controle vetorial.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A operação já percorreu Samambaia, Candangolândia, Guará, Sudoeste, Taguatinga, SIA, Plano Piloto, Paranoá, Ceilândia, Santa Maria, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Sobradinho I, São Sebastião, Núcleo Bandeirante, Arniqueira, Riacho Fundo II, Cruzeiro e Planaltina.  Também foram contempladas as faixas de domínio do DER, os pátios da 15ª e 19ª delegacias de polícia e do Setor de Oficinas Sul (SOF).

Quer ajudar?
Envie um e-mail para conseg@ssp.df.gov.br, com informações que facilitem a localização dos entulhos.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública