11/03/2021 às 12:08, atualizado em 11/03/2021 às 15:13

Live debate governança pública e transformação institucional

A primeira edição deste ano do Café com Governança e Compliance pode ser acompanhada no canal do YouTube da CGDF

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Arte: CGDF

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) promove nesta quinta (11), às 16h, o primeiro encontro de 2021 da série Café com Governança e Compliance. Com transmissão pelo canal da CGDF no YouTube, o evento terá como tema Governança pública e a transformação institucional.

[Olho texto=”“Implementar a governança, adaptando o conceito ao setor público, implica a necessidade de transformar a organização pública em ambientes mais flexíveis e adaptáveis” ” assinatura=”Paulo Martins, controlador-geral do DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

Participam o controlador-geral do DF, Paulo Martins; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Pereira Filho, e o gestor governamental do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Pedro Cavalcante. A moderadora do debate será a subcontroladora de Governança e Compliance da CGDF, Joyce de Oliveira.

Um dos focos da live é a discussão dos padrões de desenvolvimento pessoal dos agentes, conforme estabelece a transformação institucional, além de outros procedimentos para agregar valor aos resultados do órgão. A instituição de padrões diz respeito à busca diária de mudança, necessária aos desafios impostos ao serviço público por melhores resultados, celeridade nas entregas  e diminuição da burocracia – o que impacta uma interrupção no curso dos processos e modelos de gestão aplicados atualmente.

“Implementar a governança, adaptando o conceito ao setor público, implica a necessidade de transformar a organização pública em ambientes mais flexíveis e adaptáveis, de modo que ela contribua como um vetor que corrobora com o processo de reavaliação do modelo de negócio a partir do acesso a novas metodologias, tecnologias e pensamentos”, resume o controlador-geral do DF.

Durante a live, a CGDF, por meio da Subcontroladoria de Governança e Compliance, lançará a Cartilha de Governança e Compliance, na qual são apresentados, de forma objetiva, conceitos e práticas que ajudam a incrementar o desempenho de órgãos e entidades do DF. Além de incentivar os gestores públicos na implementação de boas práticas de governança e compliance, o documento é um guia para as ações junto aos órgãos na melhoria de sua governança interna.

Sobre o evento

Em sua quinta edição, o Café com Governança e Compliance se consolida como um projeto da CGDF para debater questões que cercam eixos de governança e compliance e explicar a atuação para os interessados que atuam na área.

O Distrito Federal foi um dos primeiros entes da Federação a implementar a política de governança, publicada no Diário Oficial logo no início da gestão do governador Ibaneis Rocha. Desde então, a CGDF vem promovendo debates sobre o assunto para que outros órgãos e entidades possam saber mais sobre governança e compliance.

Café com Governança

  • Quinta (11), às 16h, com o tema A governança pública e a transformação institucional.
  • Transmissão pelo canal da CGDF no YouTube.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

*Com informações da Controladoria-Geral do DF